InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  
Compartilhe | 

Acará Disco, em água alcalina????

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Patricia Araujo
Alevino
Alevino

Número de Mensagens: 14

MensagemAssunto: Acará Disco, em água alcalina????   Sex Fev 27, 2009 5:52 am

Tenho dúvidas, sobre o tipo de água que melhor o Acará Disco, vive???Pois futuramente, vou passar os meus peixes para um áquario de 100L, e gostaria de criar Acarás Discos, porém a água do meu áquario é alcalina, mais ou menos com PH 7.2,se eu estiver errada o Mauro dará a Ph exato depois.Então desde já,gostaria de receber orientações sobre o melhor tipo de água para os acarás discos? se eles vivem bem com outros peixes? e se tenho que ter mais de um no meu áquario???
Agradeço a atenção de vocês!!!! Abraços!!!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 2112

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sex Fev 27, 2009 2:08 am

Eles vivem melhor em água ácida e mole... em torno de 6.5 (ph)..
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens: 382

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sex Fev 27, 2009 10:11 am

Não sei se 100l é um tamanho adequado para discos. Acredito que talvez, com essa litragem você só possa ter 2 ou 3 discos.
Mas deixe o pessoal que tem discos opinar.

E com relação à água, como já foi dito, ela tem que ser ácida.

Att,
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 2505

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sex Fev 27, 2009 11:51 am

Na minha opnião o ideal seria 150l pra um casal de disco, adicionando 50 litros pra cada disco a mais.

O PH ideal é de 6.8 pra baixo.

Lembrando que se for querer manter discos, você tem que ter uma filtragem excelente, ou seja, pelo menos 10x o volume do aquário por hora.

Exemplo, se o seu aquário tiver 150 litros, o ideal seria uma filtragem total de 1.500l/h.

Abraços Smile

Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 2112

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sex Fev 27, 2009 12:57 pm

São peixes bastante exigentes quanto a filtragem e oxigenação...
Ver perfil do usuário
Dusoarez
Regular
Regular

Número de Mensagens: 289

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sex Fev 27, 2009 4:15 pm

Na minha opinião o PH ideal é 6,5.
Eles não vivem em água alcalina, eles sobrevivem, não é correto.

- Os discos são muito sensíveis a variação de PH, você terá que tomar muito cuidado pra que isso não aconteça.
- A água tem que estar sempre limpa, o aquário bem sifonado e deves ficar sempre atenta a amônia.
- Uma filtragem de pelo menos 5x o volume do aqua.
- Cuidado pra que a água que sai do seu filtro não faça muita turbulência no aqua, disco gosta de água calma.
- A temperatura que eu costumo deixar é de 30 graus para os meus discos.
- Em um aqua de 100L, eu colocaria 3 discos médios, mas falo de um aqua só de discos, o que não é o seu caso, posto que tens outros peixes e, até considerando isso, tens que tomar cuidado com os outros habitantes, pois o disco é mais tímido e não se dá bem com peixes mais agitados,
com grande possibilidade dele se retrair e as vezes até parar de comer, o bicho se estressa fácil.

- Não é uma regra, isso varia muito, mas pra mim, aquário com disco, tem que ter somente discos e cardumes de peixes pequenos como neons, rodóstomos, etc...
e ainda umas corydoras pra limpar restos de comida.

Essa é minha opinião considerando os meus discos, que crescem bem e são bem saudáveis.
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 1901

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sex Fev 27, 2009 4:41 pm

Eu ia dar o meu pitaco aqui mas o Ludus já folou tudo. Patrícia, se você resolver criar discos o melhor pra você e para os discos seria ter um aquário maior onde você pudesse proporcionar o ambiente ideal para eles. Tentar criá-los em um ambiente adverso só geraria sofrimento para eles e também para você que fatalmente iria perder vários no processo de adaptação...
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
Mauro
Regular
Regular

Número de Mensagens: 420

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sex Fev 27, 2009 5:11 pm

Fala Patricia, concordo com todos principalmente c/ Ludus, e mais, estive lendo sobre discos, além do bicho ser muito sensível, aos fatores acima enumerados, te digo mais, autores aconselham a utilizar um tanque sem substrato, aí vai por terra tua vontade de plantar o teu aquário, embora já tenha visto tanques plantados com discus, mas sem abrigo, e num de 100 lt fica difícil criar abrigos!
Com relaçao a filtragem de 1500 lh (Miglio) O que seria das plantas, terias que ter uma rampa plastica, ou um super canister!!
Abraços!
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 1901

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sex Fev 27, 2009 5:18 pm

Acho que o Miglio exagerou, em se falando de canister, em que o espaço para mídias filtrantes é bem maior do que nos modelos hang on, 5x o volume do aquário já basta. Canisters de 1200 l/h são facilmente encontrados no mercado. Já dá e sobra pra um aquário desses. Acho que um de 600 l/h manteria tranquilo um aquário desse volume. Mas, filtragem nunca é demais. Wink
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens: 1170

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sex Fev 27, 2009 6:36 pm

Mauro, eu discordo de ti em alguns pontos.

Acredito não haver diferença alguma quanto a usar o aquário com ou sem substrato para a manutenção de Discos.

Geralmente o que vemos são aquários de criadores totalmente sem substrato ou decoração, mas isso porque o aquário é destinado à reprodução e essa configuração facilita muito o processo.

Mas como acredito que a intenção da Patrícia seja apenas criar-los sem tentar reprodução, um aquário com substrato fino para facilitar a sinfonagem e algumas Corydoras para comer eventuais sobras de ração no fundo seria o ideal.

Sobre os abrigos as próprias plantas fornecem caso o peixe esteja precisando ficar um pouco isolado, tocas e outros tipos de abrigos eu considero desnecessário já que o Disco prefere mesmo espaços abertos para nadar, corrijam-me os entendidos caso eu esteja errado, mas o Disco só procurará abrigo numa situação de estresse ou reprodução.

Abraços!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 1079

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sex Fev 27, 2009 9:29 pm

acredito que 100 litros seja muito pequeno para criar discus, na minha opinião no minimo 200 litros para 4 discus, na hora de popular, se colocar 1 disco terá problemas de isolamento,se colocar 2 , um será o dominante e o outro vai apanhar muito, se colocar 3 discus,2 serão dominantes e 1 será a bola da vez, o ideal sempre é colocar no minimo 4 discus de tamanho preferencialmente igual de uma vez para evitar problemas, discus são peixes de cardume por exelencia, que exepcionalmente podem tornar-se agressivos caso essa condição de cardume não seja simulada, apartir de 4 individuos eles terão essa sensação e ficarão mais tranquilos e calmos, claro que sempre haverá um dominante, afinal o disco é um ciclideo e como tal territorial, mas nessa condição o dominante é mais flexivel, quando ataca não chega a machucar, apenas intimida,diferentemente quando em situação que não simule o cardume, em relação a filtragem e movimentação de agua discordo em alguns pontos, primeiro, não acho que o Miglio exagerou quando coloca 1500 l h, discus na minha opinião preferem aguas com relativa corrente e bem oxigenadas, filtragem biologica bem dimensionada, agua mole e trocas parciais frequentes,ja tive um caso certa vez de um "BLUE DIAMOND"que chegou preto da loja e não comia a 3 dias e com o aumento da circulação de agua no dia seguinte estava com as cores menos opacas e aceitou o alimento, como todos sabemos, discus gostam de altas temperaturas, quanto mais alta a temperatura menor o nivel de oxigenio e consequentemente uma demanda maior de oxigenação, por isso o conselho que dou a Patricia, é que sem essas minimas condições, difIcilmente terá susseso na manutenção de discus, grande abraço

Última edição por Cetera em Sab Fev 28, 2009 1:11 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Mauro
Regular
Regular

Número de Mensagens: 420

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sab Fev 28, 2009 12:37 am

Bem Nunca criei discos!! Mas acho que foi suficiente p/ entender que discos são inviáveis p/ iniciantes recentes como a Patricia!! Embora sei que há iniciantes que obtiveram sucesso pq seguiram a risca os conselhos daqui!!
Abraço a todos!!!

Última edição por Mauro Castro em Sab Fev 28, 2009 3:18 am, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Patricia Araujo
Alevino
Alevino

Número de Mensagens: 14

MensagemAssunto: Acará Discus, em água alcalina????   Sab Fev 28, 2009 2:55 am

Bem!!! fiquei com medo de tentar colocar discus no meu áquario, pois não quero correr o risco de coloca-los para sofrerem com as adaptações na minha água devido ela ser alcalina, e como disse o cetera que tenho que ter pelo menos uns quatros, vai ficar dificil e desconfortavel manter quatro Discus em um áquario de 100L. Contudo vou me, contentar com os acarás bandeiras e deixar os Discus para um futuro quando estiver dominando o assunto!!!!
Agradeço a todos pelas dicas e opiniões!!!!
Abraços!!!!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 1079

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sab Fev 28, 2009 8:04 am

parabens patricia, assim que se fala uma aquarista consciente, grande abraço.
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens: 382

MensagemAssunto: Re: Acará Disco, em água alcalina????   Sab Fev 28, 2009 2:10 pm

Olá Patrícia.

mesmo com seus acarás bandeiras, os quais tenho também a gosto muito deles, a preferência é por água ácida.

Seria ideal dar uma baixada nesse PH do seu aqua, para fornecer uma condição mais favorável para a vida dos seus peixes.

Um grande abraço e continue perguntando!
Ver perfil do usuário

Acará Disco, em água alcalina????

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Tópicos similares

-
» Borda d´Água 2014
» trinca ferro sujando a agua do bebedouro
» Acará disco (symphysodon aequifasciatus)
» Acara disco
» Acarás Bandeira comendo plantas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 ::  :: -