InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Projeto Plantado 300 litros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Projeto Plantado 300 litros   Sex Abr 24, 2009 9:57 pm

Amigos, já tem um tempo que eu estou ruminando uma idéia na minha cabeça. Estou pensando em desmontar o aqua de discos que mede 150x50x70 cm e fazer um mais baixo com 40 cm de altura, mais adequado para um plantado (e quem sabe ainda mantenho alguns discos nele). Acho que nas próximas semanas eu começo a tocar o projeto.
Eu estava pesquisando sobre iluminação e as lâmpadas T5 me chamaram muito a atenção, alguém aqui conhece esse tipo de lâmpada? Já usou? Pelo que eu tenho visto elas iluminam até 80% mais que uma tubular comum, tendo um consumo mais baixo, gerando menos calor e com um diâmetro menor. No livro Aquapaisagismo do Rony Suzuki e Maurício Xavier de Almeida eles dizem que em aquários baixos pode-se utilizar até 0,4w por litros, partindo desse princípio, 4 lâmpadas de 38w seriam suficientes? Sei que o custo inicial é alto com esse tipo de lâmpada, mas acho que vale a pena. E vocês o que acham?
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sex Abr 24, 2009 11:08 pm

Daniel,

eu acho que para um aquario desse porte, se for viável, usaria 2 HQI´s. Digo se for viável em relação a temperatura gerada por elas, mas nada que um sistema de cooler não resolva. Usaria elas pelo poder de penetração na água e pela durabilidade.

Tenho que admitir, tens muita coragem para fazer um plantado de 300L...fico imaginando as TPA´s Semanais de 75L (25% do volume) + TPA´s urgentes que às vezes são necessárias para controlar algum surto de algas, pico de amônia ou pH, etc.

E aí, vais usar um cilindro de 8Kg com um reator de CO2?

Acho que nesse aquário ia ficar bacana um layout em U bem trabalhado.

Continue atualizando o tópico.

Abçs!
marceloparedes
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 593

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sex Abr 24, 2009 11:15 pm

Dylan,

Na Star Pet chegou umas luminárias com lâmpadas T5.

Elas custam caro e o que me preocupou foi o fato de que eles ainda não possuem essas lâmpadas para reposição. Questionei isso, pois como podem vender um produto e não oferecer sua reposição?

Sinceramente, muito caro para um resultado não muito diferente do que com lâmpadas menos modernas.

Procure no google, pois existem várias discussões sobre as vantagens e desvantagens do uso dessas lâmpadas comparadas com as mais comerciais.

Boa sorte.

Marcelo Paredes
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sex Abr 24, 2009 11:29 pm

Lucas, sabe que pra mim o mais chato não são as TPA's? Na minha opinião o pior é a limpeza dos filtros, e se você levar em consideração que eu faço TPA's em um aqua de 535 l... Rolling Eyes
Sobre o CO2, de início fica difícil comprar um cilindro, talvez mais pra frente, vou começar com as boas e velhas garrafadas mesmo. What a Face

Marcelo, eu estive conversando com o Marcos da Star Pet, e ele me disse que em breve estará recebendo lampadas desse tipo e que se eu precisar de reposição ele com certeza as terá. Eu fiquei muito impressionado com o resultado que 4 lampadas de 18w estão tendo naquele plantado deles, se eu tiver 4 de 38w o gasto será de 152w enquanto com as comuns seriam de cerca de 300w, isso é um caso a se pensar.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sex Abr 24, 2009 11:43 pm

Daniel,

acho que as garrafadas não terão resultado satisfatório num aquário deste porte, vai precisar de umas 6 garrafas bem distribuídas e olhe lá, vai dar tanto trabalho que valeria mais a pena investir num cilindro grande e distribuir o gás por diferentes difusores e reatores.

Quanto às lâmpadas, já sabes o valor das T5? Da última vez que estive na casa das lâmpadas (lá da Manoel Barata), o conjunto Lâmpada (Osran) 10000K 150W + reator + luminária + alguma outra coisa que nao lembro, mas que é necessário saía por menos de R$ 130,00. Acho que é algo que deveria levar em consideração, pois os carpetes com HQI´s ficam simplesmente fantásticos e as vermelhas bem vermelhas ou quase roxas.

Abçs!
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sab Abr 25, 2009 12:12 am

Lucas, acho que as HQI até sairiam mais em conta, o problema é o consumo e a temperatura, acho que se colocasse HQI o aquário viraria um forno... aí teria que investir num conjunto de coolers que encareceria mais ainda e aumentaria o consumo um pouco mais.
Sobre o as garrafadas, uma aqui em casa está durando cerca de 3 semanas e até mais, então não acredito que teria tanto trabalho preparando-as em semanas alternadas. Você não acha seis garrafadas muito? Acho que três é mais que suficiente, se a movimentação na superfície da água for pequena diminuindo a dispersão. E ainda vou completar fertilizando com flourish Excel.
Ah como exemplo, aquele aquário da Star Pet está indo bem e o CO2 vem de uma única garrafada...
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sab Abr 25, 2009 2:38 am

Um bom cilindro de 300g dá conta de 300 litros... ainda mais se tiver uma válvula solenóide...
http://www.aquaonline.com.br/loja/product_info.php?cPath=30&products_id=711

Quanto à durabilidade das T5... é a mesma da comum???
Se for, não vejo muita vantagem além da relação watt/litro... pelo que sei essas lampâdas são meio caras... além da disponibilidade mesmo...
Boa sorte com o projeto!!!! Um plantado desse tamanho dá pra fazer a festa!!!!

Abraço!!!!!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sab Abr 25, 2009 10:32 am

fala meu amigo Daniel blza?, a diferenca básica da lampada T5 e da florescente e que a T5 tem mais potencia luminosa (lumens) do que a florescente, vamos então a um calculo simples, uma lampada florescente de 40 watts normalmente emite (2500 lumens), uma T5 40 watts (3300 lumens), e uma HQI de 40 watts (3800 lumens), claro que sabemos que nao existe HQI de 40 watts(pelo menos eu nunca vi Very Happy , mais coloquei a proporção em lumens pra vc ter uma ideia melhor ok?, bem isso significa que usando a lampada T5 vc tera uma maior potencia luminosa com o mesmo consumo em watts, um outro exemplo, uma lampada florescente consegue iluminar a uma profundidade de 50 cms, a T5 80 cms, e a HQI 100 cms, ou seja se quiser manter carpete as T5 e as HQI levam mais vantagem, isso não quer dizer que com lampadas florescentes vc não consiga, mais sem duvida os resultados serão melhores, em relação a durabilidade, lampadas florescentes devem ser trocadas a cada 6 meses, T5 a cada 12 meses, HQI a cada 24 meses, no caso das HQI vai depender muito da marca e da temperatura de cor (kelvin), quantos mais alta a temperatura menor o tempo de vida da lampada, por exemplo uma lampada HQI de 10000k dura no maximo 1 ano, em relação aos valores, lampadas florescentes nos ja sabemos, as T5 por exemplo custam em média de R$ 39,00 a R$ 180,00 reais dependendo claro da marca e wattagem, seu reator sai por uns R$ 96,00 reais, a HQI não sai por menos de R$ 290,00 reais o kit completo,isso com uma lampada de 70watts,não se enganem, lampadas HQI de qualidade com temperatura de cor de 10000k não vão sair por menos de R$ 200,00 reais (somente a lampada), isso se a lampada for de 150watts, se for de 70watts deve sair por ums R$ 170,00 reais, sinceramente o cara que passou pro lucas o preço de R$ 130,00 reais o kit completo deve ter se enganado, em relação ao consumo, as lampadas T5 iluminam mais e consomem a mesma coisa que as florescentes, no caso das HQIs o potencia luminosa é exelente mais o consumo de energia é exorbitante, alem do calor que é muito grande, se for usar HQI deixe no minimo a 40 cms da flor da agua o refletor, senão nem as ventuinhas vão conseguir amenizar o calor tremendo dessas lampadas, grande abraço.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sab Abr 25, 2009 10:42 am

É, se ela dura o dobro e tem uma iluminação maior e mais profunda, penso eu que tá valendo... só resta saber o $$$$$... alguém sabe o valor do kit aqui em Belém e mandando buscar????

Até me interessei, já tinha lido algo a respeito mas não lembrava dessas vantagens...

Abraços!!!!
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sab Abr 25, 2009 10:47 am

Boa, Dylan!

Vais querer utilizar plantas mais exigentes e carpete?

Acho que 3 garrafadas sejam o suficiente.

Abraço!

Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sab Abr 25, 2009 10:49 am

Grande Cetera!

Depois dessa aula, livremo-nos das HQI´s! hehehe! Se as T5 já estivessem popularizadas aqui no Brasil...enquanto lá fora a moda já é usar LED´s aqui nem adotamos o padrão T5 ainda, o que é uma pena, pois a relação consumo/lumens é bem melhor, fora as tantas outras qualidades que foram destacadas no post anterior.

Em relação aos preços que me passaram, foi na Casa das Lâmpadas, e vi a caixa da lâmpada HQI da Osram de 10000K, claro que não é marca para aquário, pois não é só aquarismo que usa essas lâmpadas. Pena que não tenho mais o orçamento em mãos, mas acho que a lâmpada tava saindo por 60,00 lá. Aliás, recomendo quem estiver interessado nas T5 em dar um pulo nessa loja, pois de repente eles já tem algum modelo à venda e com preço mais em conta. Lembrem-se: marcas próprias para aquário costumam ser bem mais caras do que marcas genéricas, mas ambas cumprem o mesmo papel.

Abçs!
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sab Abr 25, 2009 12:11 pm

a lampada HQI que me refiro é da OSRAM mesmo, se fosse uma BLV(exelente marca alemã) a mesma lampada sairia por R$ 490,00 reais(só a lampada), a OSRAM produz varias linhas de lampadas HQI`s pra varias finalidades e preços, desde iluminação de vitrines e lojas até portarias de prédio e tal, normalmente aque usamos pra aquarismo são as mesmas usadas em vitrine com temperaturas de cor apropriadas(acima de 5500 k),mais existem linhas mais baratas dessa marca com durabilidade menor e que servem somente para "clarear" o ambiente, de qualquer forma pesquisar é sempre importante......em relação aos LEDS, eu ja estou usando em meus aquarios, na verdade estou fazendo um teste, se der positivo vamos ter uma ótima possibilidade de iluminação a um custo um pouco mais baixo dos atuais(que estão uma facada), uso uma luminaria com 60 watts de potencia, cada led de 1 watt corresponde a 50 lumens, ou seja estou usando 3000 lumens, a potencia de penetração da luz é a mesma da HQI ilumina até 1 metro com consumo de 1,5 watts mês,e durabilidade de 50 mil horas, é mole?realmente essa é a evolução da iluminação dos nossos aquarios, tem exelente energia luminosa e não esquenta quase nada, nada de reatores e tal, assim que minha camera estiver concertada, mostro com mais detalhes pra vcs, bem amigos grande abraço.
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sab Abr 25, 2009 5:02 pm

Grande Cetera, a Wikipidia do aquarismo, falou no assunto o cara aparece dando uma aula! Very Happy Pois é, estou cada vez mais convencido em usar as T5, assim que as coisas andarem um pouco mais eu informo vocês.
Dennis, eu sou um fã de carpetes, então com certeza o aqua vai ter carpete. Hoje eu estive na Aquanorte e estive avaliando os cilindros de CO2, caso eu resolva partir pra um desses, acredito que um de 2 quilos resolva o meu problema, ou não? O Narita me disse que usa um de três quilos naquele plantadão dele (660 litros se não me engano) e dura 8 meses...
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Sab Abr 25, 2009 10:39 pm

Daniel!

Tem uns caras que vendem cilindro de 2 e 6Kg no Mercado Livre bem completos. Eles usam cilindros de extintor de CO2 com teste hidrostático válido até 2014 ou mais, pintados geralmente em cinza/prata e já mandam junto todas as válvulas necessárias (topo, redutora, contra-fluxo, ajuste-fino, agulha) e pode-se ainda incluir uma solenoide. Na época que cotei, mesmo com frete do cilindro cheio, saía bem em conta. É uma pena o pessoal da Amazon cobrar tão caro pelos cilindros, sei que são a Ferrari brasileira em se tratando do assunto, mas é só para quem realmente pode pagar. Bom fica aí a dica.

PS: Se fosse eu colocaria um cilindro de 6Kg ligado a 2 ou 3 difusores em pontos estratégicos no aquário. Irias ficar muuuuuuuuuuuuuito tempo sem ter de te preocupar com a recarga (que é feita em qualquer empresa de recarga de extintor de CO2).

Abçs!
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Dom Abr 26, 2009 11:37 am

Lucas, dei uma pesquisada no Mercado Livre e o kit mais razoável que encontrei foi com cilindro de três quilos por 540 reais, sem a solenóide.

Agora mudando de assunto, seria possível fazer um aquário desse porte sem travas? O Narita me aconselhou ontem a fazer duas travas vazadas pequenas no centro, acontece que além do fator estetico, pretendo que o aquário seja aberto, ainda tem a iluminação que pode ficar um pouco prejudicada pelas travas. O que vocês acham? Começo a achar que não conseguirei fazer sem travas...Imagina um aquário desses vazando no meio da sala, a patroa me coloca na rua! Rolling Eyes
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Dom Abr 26, 2009 12:21 pm

Acho que 1,5m sem travas fica difícil, mas depende de qual vai ser a mm do vidro.

Abçs
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Dom Abr 26, 2009 12:33 pm

Será que com vidro de 12 mm dá? Mas aí fica muito grosso né? Chega a atrapalhar um pouco a vizualiação, ou não?
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Dom Abr 26, 2009 12:37 pm

Se for fazer com vidro de 12mm te prepara pra facada...
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Dom Abr 26, 2009 3:19 pm

Ah, quanto aos vidros eu não me preocupo muito, digamos que essa parte pra mim já é garantida... Wink silent
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Dom Abr 26, 2009 8:44 pm

Cara, vale mais a pena um bom travamento à "francesa"... Razz

Aquario plantado com trava transversal nao fica legal... acaba sacrificando a luminosidade... ainda mais que tu queres carpete...

Usa um vidro mais grosso... trava bem no fundo e francesa em cima...
Aquário grande infelizmente não dá pra economizar no vidro nem no silicone... Laughing
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Dom Abr 26, 2009 8:52 pm

Eu não quero usar francesa em cima pois vou usar luminária apioada nos vidros laterais, se tiver francesa não tem como coloca-la... estou querendo usar uma daquelas tipo Arcadia...
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Dom Abr 26, 2009 9:20 pm

Sem travamento???? scratch
Engrossa o vidro... ou se colocar transversal aumenta a iluminação!!!

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Dom Abr 26, 2009 9:53 pm

Pois é, vou acabar fazendo do jeito que o Narita sugeriu...não acho que elas interfiram tanto na iluminação não sendo muito largas. O pior mesmo é nas estética...
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Dom Abr 26, 2009 9:55 pm

Fala Dylan, só fui ver o tópico agora e vou deixar alguns comentários:

1- Admiro quem monta um plantado de 300 litros, haja paciência e dedicação.... te prepara.... ehehehehehe.

2- Achava melhor você fazer seu aqua com pelo menos 50cm de altura, ainda mais pq vais usar a lâmpada T5, acho 40cm muuuuito baixo pra um aquário de 150cm de comprimento, vai parecer uma basqueta gigante... ahuahua Very Happy

3- Se você fizer com 40cm de altura, acredito que vidros de 10mm é suficiente pra montar o aqua apenas com travas francesas inferiores, e sem nenhuma trava na parte superior do aquário. 12mm então nem se fala... A propósito, 12 mm não é suficiente pra distorcer a imagem de dentro do aquário.

4- Pro co2, se fores usar a garrafada mesmo, é soh comprar uma bomba de circulação de 160 l/h da via aqua que vende lá no centrão, custa 11 reais. Tu encaixa a saída da mangueira da garrafada na entrada da bomba (ela vem com um encaixe pra mangueirinha) e ela fica jogando o co2 por toda extensão do aquário, no caso poderias usar apenas duas garrafadas com duas bombinhas dessas jogando o co2.

Espero ter ajudado!

Abração!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   Dom Abr 26, 2009 10:17 pm

Miglio, eu pensei em 40 por dois motivos: o primeiro seria a iluminação, eu praticamente decidi por uma luminária onde cabem 4 T5 de 39w, dá um total de 156w, em 300l acredito que ficaria ok, já com 50cm seriam 375l eu acho que aí, talvez, eu necessitasse de mais iluminação. Pensei agora em 45 com o que você acha? dá 337,5 litros, descontando substrato e coluna d'água o volume real seria de aproximadamente 300 l, um caso a se pensar.
O segundo motivo é a filtragem, estou pensando em usar apenas um canister de 1000 l/h que eu tenho aqui, com uns dois litros de Siporax (um eu já tenho) aumentando esse volume a filtragem também pode ficar deficiente. Se eu adicionar outro filtro a movimentação na superfície já começa a aumentar e eu também não quero isso. Rolling Eyes
Sobre as travas o Narita me sugeriu algo assim (não reparem que o desenho é tosco mesmo):
Aquário visto de cima:

Acredito que não atrapalharia tanto a iluminação, o que você acha.

(Uuuummm, 45 cm... scratch gostei disso! Wink )
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 300 litros   

Projeto Plantado 300 litros
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Novo Projeto - 370 Litros
» Aquário 160 litros com sump lateral
» Aquário plantado de 70 litros
» Aquário plantado de 200 litros