InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Reaproveitamento de Húmus, pode?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Reaproveitamento de Húmus, pode?   Ter Jun 09, 2009 8:30 pm

Gente quando estava desmontando o meu aquário, após retirar quase toda a areia cheguei na camada de húmus, retirei, separei em um saco pra jogar fora e aí pensei: qual o problema em reutilizá-lo no novo plantado? Alguém aí sabe se ele perde suas propriedades após ter ficado tanto tempo no aquário? No final ele foi praticamente inútil, já que as únicas plantas que eu mantive nesse aquário foram valisnérias, higrófilas, criptos e uma amazonense, plantas que poderiam facilmente ser mantidas sem substrato fértil. Eu estou com esse húmus guardado e pensando seriamente em reutilizá-lo, pelo menos assim eu poupo um trabalhão de tratar húmus novo, mas isso vai depender do que vou ouvir de vocês.

Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Reaproveitamento de Húmus, pode?   Ter Jun 09, 2009 10:15 pm

Fala Dylan, teoricamente não tem problema reutilizar, o húmus demora bastante pra perder a fertilidade, mas pessoalmente eu prefiro fazer tudo novo, gosto de começar cada montagem do Zero.

Ah, só uma coisa, plantas como Cryptos e Echinodorus (A Amazonense, por exemplo) necessitam sim de um substrato muito fértil, já que a nutrição dessas plantas é predominantemente radicular. Podem até sobreviver num aquário sem substrato fértil, mas dificilmente irão se desenvolver plenamente.

Abraço!

Convidado

MensagemAssunto: Re: Reaproveitamento de Húmus, pode?   Ter Jun 09, 2009 11:14 pm

Bom, eu sou fã da reciclagem e acho que dá para reutilizar esse húmus sim. Por via das dúvidas, pode misturá-lo com aquelas bolinhas da Azoo que vai ajudá-lo a ficar mais fertilizado e ajudar as plantas novas em seu estágio inicial de adaptação ao novo aquário.

Abçs!
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Reaproveitamento de Húmus, pode?   Ter Jun 09, 2009 11:54 pm

Dennis, se o problema e começar do zero, é só eu finjir que estou usando húmus da Prodac que já vem tratado Twisted Evil

Lúcas, eu tinha pensado nessas bolinhas também, só não tenho idéia de quanto elas estão custando mas acho que dá pra passar sem elas. Vou usar laterita e também pretendo misturar aquasolo ao humus, aliás, não tem ninguém aí está pretendendo fazer uma visitinha ao Alex?

Abraços!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Reaproveitamento de Húmus, pode?   Sex Jun 12, 2009 7:38 pm

Eu misturaria com um pouco de fertilizante para plantas (desses normais de jardim).... deixaria secar bastante ao sol... daria uma lavada e reutilizaria... seria com uma "recarregada"...
Nunca tentei, pois minha primeira experiencia com humus estou tendo agora no novo aqua, mas é o que eu faria...

Abraço!!!!
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Reaproveitamento de Húmus, pode?   Sex Jun 12, 2009 11:42 pm

Hehehehe, já estou convencido a reciclar o húmus, em breve vocês irão conhecer o resultado. Ah Rubem, gostei da sua idéia, acho que vou esperimentar.

Convidado

MensagemAssunto: Re: Reaproveitamento de Húmus, pode?   Sex Jun 12, 2009 11:55 pm

Só toma cuidado com a dosagem que vai fazer de fertilizante no húmus. Dê preferência aos que tem menos fosfato, pois é sabido que esse elemento é fonte de surto de algas. Apesar da camada fértil ficar isolada da coluna d´água, é bom não arriscar.

Esse método do Rubem deve ser ótimo para recuperar aquasolo velho, vcs já reparam em como ele é poroso? Deve armazenar uma boa dose de fertilizante.

Boa sorte na reciclagem, Daniel! Depois posta os resultados.

Abçs
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Reaproveitamento de Húmus, pode?   Sab Jun 13, 2009 12:49 pm

Cuidado ao usarem fertilizantes para plantas terrestres! Alguns nutrientes são disponíveis em formas tóxicas aos peixes. A não ser que seja feita uma pesquisa detalhada sobre a composição do fertilizante eu não recomendo o uso.

Dylan, acho que é mais seguro tu fertilizar com pastilhas próprias para aquário, as da Azoo são muito boas, dá uma olhada na Ecoanimal, costumava vender lá, e se vende na Ecoanimal talvez o André possa encomendar pra ti.

Abraço!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Reaproveitamento de Húmus, pode?   Sab Jun 13, 2009 4:38 pm

Valeu Dennis, vou prucurar as pastilhas da Azoo, não achei na Ecoanimal, mas acho que eu já vi no na Aquanorte, então quando eu passar por lá peço pro André.

MensagemAssunto: Re: Reaproveitamento de Húmus, pode?   

Reaproveitamento de Húmus, pode?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» tartaruga filhote pode hibernar em lago ??????????????????? URGENTE !!!
» minha tartaruga pode ficar sem comer??
» Tempo que a tartaruga pode estar fora de agua?
» Coral pode viver em água doce?
» Água de Ar Condicionado pode?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: