InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Aquário de Discos Selvagens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Rodrigo Menezes
Regular
Regular

Número de Mensagens : 445

MensagemAssunto: Aquário de Discos Selvagens   Qui Jun 25, 2009 10:22 am

Olá a todos, apresento meu aquário de discos selvagens.

SETUP:

Nome do Aquarista: Rodrigo Menezes
Nome do Aqua: Selvagens
Cidade e Estado: Ananindeua - PA
Data de Montagem: 22/05/2009
Dimensões do Display: 170 C x 37 L x 60 A
Litragem do Sistema: 377 litros brutos / 320 litros líquidos.
Tipo de substrato: Areia de rio (praia do São Francismo- Mosqueiro-PA).
Decoração: 1 tronco grande no ponto focal e outros pequenos em pontos estratégicos.
Iluminação: 2 boyu 40w branca + 2 boyu 15w rosa.
Fótoperiodo de: 12h- 9h às 21:00h
Filtragem: Canister Via Aqua Profissional 750- 1200l/h ( com filtragem mecânica-perlon e biológica- 2litros de siporax) + Bomba submersa Atmam- 1000 l/h (com filtragem mecânica-perlon) + Vigor Ar E900- 900l/h (com filtragem mecânica-perlon e química- 2 sachês de purigem).
Aquecimento: Termostato Via Aqua 300W
Rotina: Apenas troca parcial 1x/semana e limpeza dos filtros intercalada ( cada um por semana)..
Alimentação: Color Bits, Artêmia, Larva de besouro.

NOTA: Utilizo folhas de castanheira (amendoeira) cerca de 5 folhas durante uns 15 dias nos filtros, elas são usadas totalmente secas e mês sim / mês não. Dão uma leve coloração na água, mais minha principal intenção são suas qualidades preventivas aos peixes.

Peixes:
05 Discos Selvagens
01 Disco Azul Cobalt
20 Rodóstumos
01 Ituí Cavalo Preto
03 Mato-Grosso
01 Apistograma (capturado no rio).

Plantas:

Musgo de java

Parâmetros:
Temperatura: Entre 29°C - 30°C
PH: 5,5
Amônia: 0
Nitrito: 0

Rotina:
- Troca Parcial 90 Litros (~30%) a cada 07 dias.
- Limpeza do purigem , toda vez que se encontra bem saturado
- Limpeza dos filtros intercalo.
- Efetuar os testes a cada 10 dias.

Gente é isso, dicas , sugestões e críticas são bem vindas, pela montagem não há muita mudança, mas estarei sempre atualizando este tópico.

Abraços
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qui Jun 25, 2009 11:55 am

Show de bola Rodrigo!

Purigen é excelente, cada sachê de 100 ml trata 400 litros.

Minhas sugestões:

- Ninféas grandes que cheguem à superfície ficaria muito bom nesse aquario.

- Umas duas ou três rineloricarias ficaria mto massa, são super ativas e simpáticas, e ainda iriam limpar as sobras de color bits no fundo! Tenho duas no meu aquário de primitivos, uma de 8 e outra de 12 cm (não passa desse tamanho), elas ficam expostas aos meus olhos 24hs por dia, com as dorsais abertas, sempre esperando por ração! Very Happy

Abraços!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qui Jun 25, 2009 12:59 pm

Fala Rodrigo!!!! Montagens com discos nem se fala... os peixes por si só dão um destaque especial...
Esse tronco também ficou muito bom no layout...
O ituí não mexe com ninguem??? Não comeu nenhum rodostomo ainda???
De plantas voce disse que tinha só o musgo... e aquela valisnéria no canto direito??? É artificial??? Laughing

Dava pra manter umas valisnérias ao fundo com a sua iluminação... só não sei se vão se dar bem com os parametros da agua (parece que nao vao bem em água mole)... outra opção são as ninfeias como o Miglio disse... so fico em duvidas pela iluminação (só mantive ninfeias em aquas com boa iluminação até hj)... no mais... show de bola!!! A filtragem tá excelente e as tpa´s semanais dão conta do recado!!!!

Abraço!!!!
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qui Jun 25, 2009 2:46 pm

Tá muito legal o aquário, Rodrigo! Os Discos dão um toque especial em qualquer montagem mesmo. Parabéns!

Também acho que Nynphaeas ficariam muito legais nesse aquário, mas talvez a iluminação seja muito fraca pra elas. Mas não custa experimentar com uma mudinha, não se esquece de fertilizar bem nas raízes dela.

Ah, percebi que tem umas petecas naquele barquinho, cuidado pra não tomarem conta, afinal quase não tem plantas pra competir por nutrientes e não tem injeção de CO2.

Abraço!

Convidado

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qui Jun 25, 2009 6:10 pm

Parabéns, Rodrigo!

Muito bonito ver a turma toda nadando junto! O layout está muito agradável também.

Se fosse eu, retiraria aquele barquinho, pois além de não ser natural está repleto de petecas, o que em pouco tempo, dado a alta circulação de água do aquário, vai se espalhar por tudo e vai virar uma grande dor de cabeça.

Também acho que a introdução de plantas amazônicas seria bem-vindo, porém, como comentado, tem de ver como reagiriam por causa da baixa iluminação, mas como o Dennis disse, não custa tentar. Qualquer coisa, umas microsorum e anúbias resolvem, hehehe. Outras plantas low tech que podem ser usadas são as bacopas, algumas espécies de ludwigias e mayacas. Mas tem de cuidar no caso dos discos quererem brincar com elas.

Continua postando!

Abçs
LucileoMaia
Regular
Regular

Número de Mensagens : 171

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qui Jun 25, 2009 10:21 pm

Rodrigo,

Ta muito bonito mesmo, meus parabéns!!!

Só não consegui ver os outros habitantes nas fotos Smile

Pretende colocar mais plantas, troncos ou pedras?

Abraços
Ver perfil do usuário
Rodrigo Menezes
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qui Jun 25, 2009 11:28 pm

Citação :
Ras Miglio Qui Jun 25, 2009 11:55 am

--------------------------------------------------------------------------------

Show de bola Rodrigo!

Purigen é excelente, cada sachê de 100 ml trata 400 litros.

Minhas sugestões:

- Ninféas grandes que cheguem à superfície ficaria muito bom nesse aquario.

- Umas duas ou três rineloricarias ficaria mto massa, são super ativas e simpáticas, e ainda iriam limpar as sobras de color bits no fundo! Tenho duas no meu aquário de primitivos, uma de 8 e outra de 12 cm (não passa desse tamanho), elas ficam expostas aos meus olhos 24hs por dia, com as dorsais abertas, sempre esperando por ração!

Abraços!

Fala mano...to atrás de nipheas cara, se tu souber onde eu posso conseguir...esse peixe é muito interessante o rineloricarias..onde posso conseguir ???ahhh o purigem é excelente..muito bom mesmo...lavo tá novo hueheuhe.

abração mano.

Citação :
Rubem Dias Qui Jun 25, 2009 12:59 pm

--------------------------------------------------------------------------------

Fala Rodrigo!!!! Montagens com discos nem se fala... os peixes por si só dão um destaque especial...
Esse tronco também ficou muito bom no layout...
O ituí não mexe com ninguem??? Não comeu nenhum rodostomo ainda???
De plantas voce disse que tinha só o musgo... e aquela valisnéria no canto direito??? É artificial???

Dava pra manter umas valisnérias ao fundo com a sua iluminação... só não sei se vão se dar bem com os parametros da agua (parece que nao vao bem em água mole)... outra opção são as ninfeias como o Miglio disse... so fico em duvidas pela iluminação (só mantive ninfeias em aquas com boa iluminação até hj)... no mais... show de bola!!! A filtragem tá excelente e as tpa´s semanais dão conta do recado!!!!

Abraço!!!!

Fala Rubem..o tronco posicionei conforme o ponto focal do aquário...gostei muito do local dele também..o ituí ainda não comeu ninguém...e olha que ele já convive ahh muito tempo com esses rodóstumos... cerca de uns 8 meses já...eu ja ate contei eles pra ver se não tavam faltando hueheuhe.
Em relação a planta...tenho o musgo que esta na parte de cima do tronco e coloquei aquela valisnéria...é natural mesmo..coloquei só pra testar o desenvolvimento dela...

AS nipheas eu to atrás né..e as TPA..dão um trabalho olha...hueheuheu

Obrigado pelos comentários.

abração.

Citação :
Dennis Quaresma Qui Jun 25, 2009 2:46 pm

Tá muito legal o aquário, Rodrigo! Os Discos dão um toque especial em qualquer montagem mesmo. Parabéns!

Também acho que Nynphaeas ficariam muito legais nesse aquário, mas talvez a iluminação seja muito fraca pra elas. Mas não custa experimentar com uma mudinha, não se esquece de fertilizar bem nas raízes dela.

Ah, percebi que tem umas petecas naquele barquinho, cuidado pra não tomarem conta, afinal quase não tem plantas pra competir por nutrientes e não tem injeção de CO2.

Abraço!

Fala Dennis, pode deixar to de olho no barco...também já to querendo tirar ele, só não tirei ainda porque o itui dá o maior valor em ficar lá dentro heuheue

Obrigado pelos comentários

abração

Citação :
Lucas B Minotto Qui Jun 25, 2009 6:10 pm

Parabéns, Rodrigo!

Muito bonito ver a turma toda nadando junto! O layout está muito agradável também.

Se fosse eu, retiraria aquele barquinho, pois além de não ser natural está repleto de petecas, o que em pouco tempo, dado a alta circulação de água do aquário, vai se espalhar por tudo e vai virar uma grande dor de cabeça.

Também acho que a introdução de plantas amazônicas seria bem-vindo, porém, como comentado, tem de ver como reagiriam por causa da baixa iluminação, mas como o Dennis disse, não custa tentar. Qualquer coisa, umas microsorum e anúbias resolvem, hehehe. Outras plantas low tech que podem ser usadas são as bacopas, algumas espécies de ludwigias e mayacas. Mas tem de cuidar no caso dos discos quererem brincar com elas.

Continua postando!

Abçs

Fala mano, eu to estudando algumas possíveis plantas para por...de certo por enquanto só as nipheas..irei por mais troncos, não compactos, mas to querendo por alguns galhos no aquário ainda para dar um preenchimento mais harmonioso pro lado direito do aqua, em relação as petecas pode deixar to de olho... eheuheuhe

abração, obrigado pelos comentários.

Citação :
LucileoMaia Qui Jun 25, 2009 10:21 pm

Rodrigo,

Ta muito bonito mesmo, meus parabéns!!!

Só não consegui ver os outros habitantes nas fotos

Pretende colocar mais plantas, troncos ou pedras?

Abraços

Fala mano, pretendo sim..troncos concerteza... mais galhos sabe..falta mesmo tempo pra ir atrás... que ainda não tive.. pedras acho que não, em relação as plantas to atrás das nipheas, e estudando outras espécies que ficariam bem no aqua...

ahhh na 1° foto da pra ver os outros peixes..um pouco pelo menos heuehueh..to atrás de uma câmera pra tirar fotos melhores...porque até agora todas foram decelular.

abração e obrigado pelos comentários.
Ver perfil do usuário
Rodrigo Menezes
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Dom Jun 28, 2009 3:23 pm

Galera hoje devolvi o disco cobalt pro aqua pricipal..até agora deu resultado o castigo...ele parou de incomodar os demais... , fui no museu e vi muitasssss nipheaa.... acho que vo tirar um dia pra ir lá "apanhar algumas heuheueheu "
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Dom Jun 28, 2009 11:34 pm

Fala Rodrigo, ainda não tinha parado pra comentar sobre o seu aqua. Sou suspeito quando se trata de discos , Wink mas achei muito legal, mas concordo com a galera e tiraria o barco, acho que não combina e ainda é um criadoudo de petecas como já foi dito.
Sobre as ninpheas, hoje eu estive na praça e o Édson tinha um montão delas! Procura com ele que você deve achar.
Abraços!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Seg Jun 29, 2009 9:27 am

Valeu Dylan...vo dar uma procurada lá próximo domingo...agora eu vo ter que fertilizar ela né..pois meu substrato é somente areia de rio..e mais nada... agora em julho acho, que vo poder ir pra uns igarapés...ai vo coletar uns troncos bacanas e tirar esse barquinho heuhee
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Seg Jun 29, 2009 10:40 am

Faz como a galera te sugeriu, coloca umas pastilhas nas raízes.

Citação :
... agora em julho acho, que vo poder ir pra uns igarapés...ai vo coletar uns troncos bacanas e tirar esse barquinho heuhee

Opa! Isso tá cheirando a excursão! Vamos marcar galera!!! Very Happy

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qui Jul 02, 2009 10:40 pm

Atualização da filtragem:

1 Canister Via Aqua 750 --1.200l/h
1 Tetra Wisper 10 --350l/h
2 Vigor Ar E900 -- 900l/h

Total: 3.350 l/h

Mídias Filtrantes:

2 litros de siporax
Muito perlon
Esponja
2 sachês depurigem

Notas: Galera oaqua foi remodelado no que se refere ao layout..fui dar um balão pela alça viária hoje e fuiemuns igarapés ali antes da bica...coletei uns troncos, nipheas... e uns 8 apistogramasbem pequeninos.. alguns do tamanho de um bago de aroz.. um tronco com umas raizes e tal...falta sócomprar um fertilizante pra enterrar no pé das nipheas..ainda não plantei todas,as demais estão no tanque fiquei meio na onda de ela não pegar na areia...
esse final de semana vo beber por ai... mosqueiro salinas, interiores..aisemana que vem quando euvoltar posto as novas fotos pra vocês...

e ah...no total são 10 selvagens, e um disco colbalt..um carduminho de rodostumos, 5 chilodus, 1 itui, 1 apistro grande, e esses novos..ahhh ainda peguei um camarãozinho noigarapé meio azulado olha...bem pequeno.

abração.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qui Jul 02, 2009 11:30 pm

Fala Rodrigo!!!!!

Tomara que sejam apistos... pois coletamos uma vez dois seres minusculos com cara de apisto e uns 20 dias depois eles tinham dobrado de tamanho e mesmo com uns 2cm metiam umas 5 colorbits de uma vez na boca... depois descobrimos que se tratava de duas satanoperca jurupari... chega a uns 20... 25cm... hehehehe

Ah... e se aparecer um peixe sem olho... ou algo parecido... desconfia desse camarãozinho azulzinho bonitinho ae!!!! kkkkkkkk

Abraço!!!!!!
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qui Jul 02, 2009 11:55 pm

10 Discus já Rodrigo?

Fotos!! Very Happy

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Sex Jul 03, 2009 12:21 am

Rubem Dias escreveu:

Ah... e se aparecer um peixe sem olho... ou algo parecido... desconfia desse camarãozinho azulzinho bonitinho ae!!!! kkkkkkkk

Lembrei do famoso camarão "pai-mei" do tauá.... Laughing

coitada da copeína que dormiu no mesmo isopor que ele.......... Twisted Evil

ehehehehe

Abraços!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Sex Jul 03, 2009 8:55 am

ueheuhe agora me deu medo eueheh..galera vo pra mosqueiro hoje e volto domingo..se eu tiver meio sóbrio eu posto as fotos domingo mesmo, senão segunda-feira sem falta viu...

Os discos estão bem ativos..nadando e comendo bem.

Desde já um obrigado a todos viu, pow galera vocês me ajudaram muito nessa montagem ai..dando dicas, e tals....valeu mesmo !

Abração.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Sex Jul 03, 2009 11:23 am

Se beber, não dirija!! drunken

Abraços!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Sex Jul 03, 2009 12:21 pm

Boa viagem ae Rodrigo!!! E não vai danificar nenhum bafômetro ai pela estrada.... lol!

Abraço!!!!!!
Ver perfil do usuário
Rodrigo Menezes
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Sex Jul 03, 2009 12:44 pm

ueheuheuh pode deixar !!!! se der eu varo no igaracôco pra fazer umas coletas.....coletas das nativas e levar pra casa eheuehuehe.

valeu galera !

abração.
Ver perfil do usuário
Leonardo André
Regular
Regular

Número de Mensagens : 353

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Sex Jul 03, 2009 8:31 pm

Citação :
Se beber, não dirija!!

e se for beber mesmo assim, me convida... rsrsrs
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qua Jul 08, 2009 2:31 pm

Rapaz, é isso ai!

Muito bom o aqua dos discos! Parabéns!

Só uma pergunta, onde você comprou esse canister da via aqua e quanto foi?

Abraços!
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qua Jul 08, 2009 3:30 pm

Só um detalhe, esse Canister via aqua 750 tem vazão de 750 l/h e não 1.200 l/h como o Rodrigo postou. Acho q ele se confundiu!

Sobre o valor, achei nessa loja:

http://www.aquarishop.com.br/filtro-canister-via-aqua-750-110v.html

Abraços

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Qui Jul 09, 2009 9:29 pm

Fala meus amigos desculpem a demora pelas fotos..é pq só posso carrega-las no meu servidor, pelo PC do meu trabalho...e desde que voltei de mosqueiro não fui trabalhar.....me estraguei todooooo figado, baço... heuheueh to ariado aqui em casa....estragadooooooo

mas assim que der atualizo todas as fotos...

a Míglio em relação ao filtro eu também pensava o mesmo desse canister..isso por mais de 1 ano...até que num forum que participo de Acará Disco, um amigo que usa o mesmo me mostrou o site do fabricante

http://www.chuangxing.com.hk/Canistertable.html.

e ele filtra 1.200l/h ao invés dos aparentes 750l/h..

abração
Ver perfil do usuário
crhistianvedder
Regular
Regular

Número de Mensagens : 382

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Sex Jul 10, 2009 1:28 pm

Mais caro do que eu pensava. Vai um DIY mesmo =)
Ver perfil do usuário
Rodrigo Menezes
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   Dom Jul 12, 2009 11:03 am

Fala Crhistian..DIY concerteza mano...esses canister são muitos caros mesmos...

Galera to com um probleminha aqui no aqua de discos...assim ele ficou 35 dias ciclando mais ou menos....mas eu andei lendo uns artigos e vi que o aquário não cicla com pH muito baixo... antes meu pH tava em uns 5.5...mais ou menos...agora a em uns 6.0....mas sempre to medindo a amônia e ta dando nas alturas...cor verde super escuro no teste da alcon...e olha..ta com boa filtragem..sifono 2x por semana e TPA 1x por semana...a temperatura ta em 30º... não sei mais o que eu faço pra baixar essa amônia..

ela não está tão nociva aos peixes pelo baixo pH e alta temperatura, porém concerteza eles não estão no seu 100%.... alguem tem alguma ideia ????

seria o caso de retirar todos os peixes..subir o PH, ciclar novamente, ir baixando o pH pra uns 6.6 e depois reornar os peixes ????

abraçõs..ahhh to devendo as fotos né...
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aquário de Discos Selvagens   

Aquário de Discos Selvagens
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Ajuda com montagem de um aquário 420 L
» Problemas com água do aquário "Lyndon"
» Pequeno Aquário com Beta Macho