InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Plantadinho...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Plantadinho...   Qua Set 30, 2009 4:40 am

Ae pessoal, como alguns aqui do fórum já sabem, eu desmontei meu antigo plantado lowtech que mantinha no maranhão no início do ano http://gpaquarismo.mrforum.net/album-de-fotos-f5/montagem-do-meu-aqua-t152.htm

E remontei esse aquario aqui em Belém na mesma época que o Dennis montou o dele, com menos de 1 semana de diferença...
Mas ainda não tinha tido muito tempo e coragem pra postar as fotos.
Por favor vão desculpando a qualidade das fotos de celular e algumas foram feitas de dia, mas dá pra ter uma noção de como está ficando... vou postar a evolução (maio a setembro) só que não tenho as datas em que as fotos foram feitas.

Tô fazendo o possível para mante-lo a distancia pois as vezes passo até 15 dias sem fazer as manutenções.

50x30x30= 45l bruto
Iluminação: 3 compacta luz do dia: duas de 27W e uma de 20W - Total 74W
Substrato: Pedras vermelhas de igarapé (contém ferro), humus tratado e areia de filtro de piscina.
Filtro: Externo 450l/h
Decoração: Rochas e galhos.
Flora: Hemianthus "cuba", Lileopsis brasiliensis, Hemianthus micranthemoides, rotala wallichi, rotala macandra "narrow leaf", valisnéria "nana", musgo de java, anubias, algumas eleocharis "minima/parvula???", alguns pedaços perdidos de Pellia e umas Utricularias que teimam em sair do carpete Laughing
Fauna atual: Rasbora maculata, Trichopsis pumilla, Neocaridina sp. "Red Crystal e alguns caramujos (Physas e Plarnobis).

A famosa "piçarra" abundante na nossa região, estou testando como fonte de ferro para as plantas.

Uma segunda camada com húmus tratado.

Camada isolante com areia de filtro de piscina.

Recém montado com a água muito turva.

Completamente tomado por filamentosas alguns dias após a montagem, aprendi que é completamente NORMAL, se acontecer com você não se desanime ou se desespere.

Dias depois com menos filamentosas e uma pequena concentração de cianóficeas a frente do musgo. Tinha deixado as plantas "pegarem bem" antes de fazer a primeira poda.

As rásboras tinham acabado de ser introduzidas (pálidas), e agora é a vez dos focos das petecas, as mais chatas na minha opnião... Notem a pedrinha da esquerda com as algas esbranquiçadas. Estava testando o glutaraldeído (usado como solução de desinfecção de instrumentos médicos/odontológicos) em substituição do Flourish excel, e tive o mesmo resultado. Detalhe, usei com as rásboras e com os red crystal sem problemas. (Podemos abrir outro tópico para discutir o uso dessa substância).

Alguns dias depois da poda, até então estava tendo uns problemas com o meu injetor DIY de CO2, após resolvido fiz uma garrafada poderosa e fiquei 15 dias ausente trabalhando e quando voltei tive uma agradável surpresa.

Desculpem a foto desfocada, mas para ilustrar... atribuo esse crescimento a injeção de CO2 que até então estava tendo uns problemas de vedação.

Os moradores... vejam a coloração das rasboras um pouco mais adaptadas. Só tive um problema com a fauna do aquario, perdi meus 2 parotocinclus (creio que morreram de fome, pois como viajo deixo a comida na quantidade minima, e como acabaram as algas eles sentiram).

Acho que tirei essa foto no inicio de agosto... tava uns dias sem manutenção e apareceram cianoficeas no musgo.

To realizando algumas pequenas mudanças na disposição das plantas e fiz essa poda recente. Na proxima vou tentar tirar fotos com uma camera decente e tentar pegar uns filhotinhos de red crystal que saem de vez em quando das plantas para se alimentarem.
Mais uma vez, desculpem o tópico imenso e espero que a montagem agrade.

Abraço!!!!
Ver perfil do usuário
luiz eduardo s. da silva
Regular
Regular

Número de Mensagens : 194

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qua Set 30, 2009 7:01 am

valeu rubem, tá muito bonito o aqua, e o que vc achou da piçarra, será que triturando um pouco as pedras as plantas não teriam um aproveitamento melhor?

um abraço!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qua Set 30, 2009 7:28 am

Fala Eduardo!!! Eu usei as pedras menores pois não tinha como triturar... quem ficou com as maiores foi o Dennis... mas creio que tá dando conta...

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qua Set 30, 2009 8:17 am

Muito show Rubem!!! Very Happy Lindão mesmo! A saúde das plantas é impresionante, e sou fã dos red cristal, epero poder um dia criá-los. O carpete está uma maravilha. Quando eu for montar meu plantadão vou querer umas podas dessas cuba! (cara de pau... What a Face )

Regular
Regular

Número de Mensagens : 295

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qua Set 30, 2009 9:15 am

Muito bom, evolução perfeita... quando fazemos tudo no seu ponto certo fica assim... Parabéns!!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qua Set 30, 2009 12:44 pm

Valeu Daniel!!!
Não sei se ele lembra, mas o Pablo que me arrumou as primeiras plantas, digamos "meio diferentes" do que se encontrava pra vender por aqui na época, nem lembro direito as espécies (wallichi, macandra, etc), só que ganhei quando fui com o Miglio pegar umas botias na tua casa... eu tava começando e não sabia absolutamente nada de plantas... depois fui pegando o gosto e aí já viu!!!! Laughing
Obrigado ae!!!!!!

Ah esqueci de mencionar... o aquario nao tem tampa e adaptei um cooler gigante de 110v na parede e liga junto com as lampadas... se nao tivesse chegava facil em 32º... agora fica variando de 26º a 28°, creio que o máximo que os red crystal aguentam... até agora me parecem bem pois estão começando a reproduzir já...

Abraço!!!!!!
Ver perfil do usuário
pablo_remista
Regular
Regular

Número de Mensagens : 295

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qua Set 30, 2009 1:07 pm

Rubem Dias escreveu:
Valeu Daniel!!!
Não sei se ele lembra, mas o Pablo que me arrumou as primeiras plantas, digamos "meio diferentes" do que se encontrava pra vender por aqui na época, nem lembro direito as espécies (wallichi, macandra, etc), só que ganhei quando fui com o Miglio pegar umas botias na tua casa... eu tava começando e não sabia absolutamente nada de plantas... depois fui pegando o gosto e aí já viu!!!! Laughing
Obrigado ae!!!!!!

Ah esqueci de mencionar... o aquario nao tem tampa e adaptei um cooler gigante de 110v na parede e liga junto com as lampadas... se nao tivesse chegava facil em 32º... agora fica variando de 26º a 28°, creio que o máximo que os red crystal aguentam... até agora me parecem bem pois estão começando a reproduzir já...

Abraço!!!!!!

Lembro sim, tinha umas podas genorosas estragando e vc havia montado um nano se não me engano... ABÇ, precisando estamos ai
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qua Set 30, 2009 2:47 pm

Eu lembro na época (acho que mais de 2 anos atrás) fui na casa do Pablo com o Rubem comprar 3 bótias (palhaço, zebra e yoyo) e o Rubem pegou umas mudas com ele. Lembro que naquela época a galera se comunicava pelo yahoo ainda... Laughing

Sobre o aquário, deve ter uns R$ 5.000 só de cuba aí.... ehehehe!!!

Abração!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qua Set 30, 2009 2:50 pm

Meu amigo que "PORRADA" seu aquario, lindo mesmo, vc como sempre se superando, parabens amigo, vc é o filho...................., grande abraço.
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qua Set 30, 2009 3:11 pm

Foi mesmo... nos primórdios do GPA... heuheueheuheuehue
Ae Denis... valeu amigo... muita coisa eu devo a você... o "baluarte" do aquarismo paraense...
lol!
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qua Set 30, 2009 8:40 pm

Pô, vão arrumar um quarto vocês dois! Twisted Evil lol!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qui Out 01, 2009 6:39 am

fala rubem, onde vc conseguio os red cristal? será que qdo eles reproduzirem poderemos negociar alguns?

abraço!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qui Out 01, 2009 8:00 am

Dylan escreveu:
Pô, vão arrumar um quarto vocês dois! Twisted Evil lol!

Já começou com teu ciúme besta... Twisted Evil

Consegui com o Alex lá de outeiro... se nascerem mais alguns aqui a gente negocia... to pensando em começar a separar as fêmeas ovadas pois com os peixes no mesmo aquario, poucos filhotes vingam...

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Leonardo André
Regular
Regular

Número de Mensagens : 353

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qui Out 01, 2009 7:39 pm

Rubem,

vc me disse que iria colocar as fotos do aquário, mas não falou que ele estava tão bem montado... parabéns!
Ver perfil do usuário
Glauter
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Sex Out 02, 2009 12:57 am

Po aí Rubens show de bola o seu plantadinho!

Tá muito lindo mesmoo, como é bom ver aquas mesmo pequenos deste jeito muito showwww e este carpete nem se fala pegou de uma maneira incrivel, estão lindas todas as plantas!

VC está conseguindo manter as green spot muito bem pois nem se vê elas nos vidros, pedras e anubia!!!

Muito showww deu até vontade de tentar colocar denovo no meu plantadão cubas, o problema são os fuçadores aki hehehhe que tem no meu!

Mas meus parabéns meu amigoooooo!!!!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Sex Out 02, 2009 1:35 am

Valeu Leonardo!!! Já tava devendo essas fotos a muito tempo...
Fala Glauter... não tenho tido muitos problemas com green spot mesmo, elas não tão indo pra frente aqui. Podem ser os caramujos e os camarões, ou até uma quantidade boa de fosfato na água...
Você pode até colocar peixes fuçadores pequenos com as H. cuba, mas só depois que elas enraizarem legal.

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Sex Out 02, 2009 1:14 pm

Os Red Crystal realmente são um show a parte no seu aquario Rubem, eu lembro que uma vez o Alex me passou a informação que sempre ele separa as femeas ovadas em um tanque separado, potencializa e muito a reprodução, um detalhe que tambem acho fascinante nesses camarões , é que quando são adultos são relativamente delicados, enquanto que os filhotes são bem mais resistentes, abraço.

Última edição por Cetera em Sex Out 02, 2009 2:36 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Sex Out 02, 2009 2:02 pm

É verdade, notei isso aqui... todos os parametros zerados os camaroes aparentemente bem e o maior de todos uma femea (creio que ja estava no final da vida) morreu... mas foi o unico. O Alex me disse que manda os menores justamente por isso... Pra quem não sabe os Reds foram selecionados a partir de pouquissimos individuos que tinham a mutação vermelha, então todos que vemos hoje vieram a partir desses, o que tornou a sua genética extremamente frágil (a variedade selvagem é dita como mais resistente).
Se eu pudesse me dedicar mais montaria um aquario só pra eles...
Ver perfil do usuário
luiz eduardo s. da silva
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Sex Out 02, 2009 6:28 pm

e ai Rubem td tranquilo? e a muda da eichornia?, não esquece dos red crystal assim que tiverem disponível dá um toque.

abraço!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Sex Out 02, 2009 6:34 pm

Tá num tanque a Eichornia... pode deixar que eu te aviso... vou mandar uma MP...
Abraço!!!!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qua Out 28, 2009 8:37 pm

Nossa, somente agora tive a oportunidade de ver as fotos do teu nano, Rubem. Simplesmente espetacular o vigor das plantas! Parabéns! Está servindo de inspiração para uma nova montagem que pretendo fazer no meu cubinho daqui uns dias. Parabéns!

Abçs
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Qui Out 29, 2009 3:02 am

Valeu Lucas!!!
Tava tendo uma briga com algumas cianos esses dias (não pude realizar a manutenção), as plantas sentiram um pouco mas já está se resolvendo...

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
RPC
Regular
Regular

Número de Mensagens : 103

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Sab Nov 07, 2009 4:31 pm

Muito bonito seu aquário Very Happy
Que legal a evolução de 15 dias uhsahusauasuh Very Happy

Abração !
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Dom Dez 20, 2009 11:38 pm

Atualizando o tópico...

Como já comentei, esse aqua tá meio abandonado... e tirei umas fotos da floresta antes de podar... quem estiver interessado nas mudas (Hemianthus micrantemoides, rotala macandra "narrow" e rotala wallichi) manda uma mp (Só o carpete que prometi um pedacinho pro Dylan não vão ter mudas)...
To com uma infestação de utricularia gibba bem braba por aqui (tudo por preguiça de catar os raminhos novos que apareciam)... e as petecas tão começando a voltar... mas em 2010 dou um jeito nele... heuehuehueheuehe

Geral

Outra

Rásboras

Um RC perdido entre as utricularias e petecas...

Última edição por Rubem Dias em Seg Dez 21, 2009 10:03 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

Número de Mensagens : 184

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   Dom Dez 20, 2009 11:45 pm

pra que podaR??? =DDD
eu acho tão bonito o aquario quando fica assim =S
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Plantadinho...   

Plantadinho...