InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
pablo_remista
Regular
Regular

Número de Mensagens : 295

MensagemAssunto: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Out 28, 2009 10:29 am

Tenho comentado aqui no fórum sobre esse projeto e ele já está em andamento e de vento em poupa. Sendo assim vou começar a divulgar o andamento até a sua finalização.
Esse projeto pretendo fazer um Cubo low tec com as medidas 30x30x30 6mm e ter nele apenas invertebrados. Consegui descobrir um fabricante de móveis bem acessível aqui em SP e já mandei fazer o móvel em estilo ADA simples e bonito.
Segue a foto do projeto do móvel, que terá um buraco do lado esquerdo para entrada das mangueiras do canister e a parte da frente será uma porta sem puchadores:

O aquário já está colado também e cheio para verificar vazamentos na colagem:

Estou correndo atrás de raízes e pedras que ainda não encontrei, o substrato de areia fina já está comprado. Até o final da primeira quinzena de novembro tudo já deve estar montado.

Também já esta comprado um filtro canister Boyo 200l/h e luminária Boyo 7w PL. Abraços e virão mais fazes do projeto....

Última edição por pablo_remista em Qui Mar 04, 2010 1:05 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Out 28, 2009 2:23 pm

Dá pra fazer projetos bem interessantes em cubos... quais invertebrados voce ta pretendendo criar??? E as plantas?? Já tem alguma idéia????
Boa sorte aí no projeto!!!

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
pablo_remista
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Out 28, 2009 2:44 pm

Rubem Dias escreveu:
Dá pra fazer projetos bem interessantes em cubos... quais invertebrados voce ta pretendendo criar??? E as plantas?? Já tem alguma idéia????
Boa sorte aí no projeto!!!

Abraço!!!

Invertebrados eu ainda não tenho certeza, as plantas serão criptos da vida, musgos e anubias. Estou decidindo em montar meio carpete de musgo ou um lay out tipo ilha, depois de posicionar as coisas e ver se consigo achar raízes bonitas eu decido..

Sugestões serão bem vindas..

Abraço,
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Out 28, 2009 5:18 pm

Quanto aos musgos te dou uma sugestão... prefira os que tenham um crescimento mais contido (como o fissidens fontanus), não deve ser tão dificil de encontrar por aí... pena que tem o crescimento muuuiiiiiito lento mesmo...
Pois musgo de java e afins crescem muito e espalham dando um trabalhao na poda, fora os pedacinhos que se espalham e crescem por todo lado...
Se vieres em Belém avisa que a gente conversa sobre os invertebrados...

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
pablo_remista
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Out 28, 2009 6:08 pm

Rubem Dias escreveu:
Quanto aos musgos te dou uma sugestão... prefira os que tenham um crescimento mais contido (como o fissidens fontanus), não deve ser tão dificil de encontrar por aí... pena que tem o crescimento muuuiiiiiito lento mesmo...
Pois musgo de java e afins crescem muito e espalham dando um trabalhao na poda, fora os pedacinhos que se espalham e crescem por todo lado...
Se vieres em Belém avisa que a gente conversa sobre os invertebrados...

Abraço!!!

Obrigado Rubem, isso com o musgo já vem acontecendo no meu low tech grande. Vou dar uma olhada obrigado pela diga, já estou com 6 pedras plantadas com musgos então provavelmente elas serão usadas, porem vou ver se acho esse musgo q vc indicou.

Abç,
Ver perfil do usuário
pablo_remista
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qui Out 29, 2009 5:36 pm

Novos brinquedos, troquei a luminária...

Ver perfil do usuário
Rodrigo Menezes
Regular
Regular

Número de Mensagens : 445

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Sab Out 31, 2009 5:37 pm

fala Pablo...ta ficando bom ai né o projeto !

olha a respeito da luminária, não vai te arrepender, tenho uma igualzinha a é a quase 1 ano, nunca deu problema, diferente de uma da Boyu que eu já tive que esquentava muito....até pifar.

O canister eu ja vi em uso, mas nunca tive !

e a fauna já decidiu ?

abração
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Dom Nov 01, 2009 9:56 am

Realmente vai ficar show o aquario, uma dica pra comprar plantas bacanas em são paulo é a RSDISCUS, CPOR, FISHLAND, DREAMFISH, existem outras claro, mais sempre que vou nessas lojas a gama de plantas é sempre grande, parabens pelo projeto, abraço.
Ver perfil do usuário
pablo_remista
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Dom Nov 01, 2009 6:44 pm

Rodrigo, então acho que acertei em trocar a luminária e quanto a fauna eu ainda não decidir vou pesquisar isso durante o mês de maturação e já começar a comprar e deixar na loja reservado até a hora de poder soltar no aquá.
Cetera, valeu pelas dicas podemos marcar até de se encontrar em algum final de semana ou feriado em uma loja para comprar algumas plantas e bater um papo. Vc tem Nextel, se tiver me passa o ID que conversamos.

Tenho novidades também, ontem tava de bobeira em casa e comecei a estudar o layout como uma raiz que coletei em campinas e também já coloquei o canister para trabalhar no aquário grande para ir formando a biologia e também já coloquei algumas cerâmicas do canister grande.

Abraços,
Ver perfil do usuário
pablo_remista
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Ter Nov 03, 2009 7:59 am

Na segunda feira de manhã chegou meu móvel e fique muito satisfeito com a sua confecção que ficou exatamente como eu queria a colagem do vidro também ficou show de bola.

A raiz que eu havia coletado não deu certo porque eu deixei ela de molho e vi que algumas partes já estavam ficando podres então não teria como fazer um lay out com ele, então fui em duas lojas e como sempre só achei uns pedaços de troncos horríveis.

Na agonia de querer colocar o aquá para funcionar eu montei um lay out meio vagabundo com as pedras que eu tinha, então não vou nem postar essa montagen que não será definitiva e devo correr atrás essa semana de alguns elementos para compor o lay out..

Vamos as fotos:

Móvel:

Detalhe porta frontal:

Lateral com furo para o canister:

Detalhe do silicone no aquário:

Abraços,
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Ter Nov 03, 2009 12:24 pm

Pablo, tem tudo pra ficar show esse projeto. Muito bonito o móvel! Continue atualizando o tópico para podermos acompanhar a evolução do projeto.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Ter Nov 03, 2009 12:38 pm

Dylan escreveu:
Pablo, tem tudo pra ficar show esse projeto. Muito bonito o móvel! Continue atualizando o tópico para podermos acompanhar a evolução do projeto.

Valeu Dylan, só falta achar bons componentes de hardscape, mas é essa a graça corre atrás e planajar até dar certo!!!

Abç,
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Ter Nov 03, 2009 3:04 pm

Móvel muito bem planejado e executado. Achei bacana o detalhe do silicone, quase não se percebe sua presença. Boa sorte na "caça" ao tronco.
pablo_remista
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Nov 04, 2009 7:55 am

Lucas B Minotto escreveu:
Móvel muito bem planejado e executado. Achei bacana o detalhe do silicone, quase não se percebe sua presença. Boa sorte na "caça" ao tronco.

Valeu Lucas. Abraço
Ver perfil do usuário
pablo_remista
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Nov 04, 2009 8:30 am

Vamos as novidades..
Ontem eu fui em mais três lojas (Cobasi, FISHLAND e CPOR) e não achei trocos mais uma vez, sendo duas das lojas são indicações do Cetera (Valeu!). Como não havia achado eu voltei FISHLAND que estava vendendo umas pedras que me interessei e investi no pedragismo mesmo.
Eu já tenho um aquário de 330l com 8 troncos então porque não dar uma varia? E foi assim que fiz, a montagem inicial só tem pedras e plantas, espero que gostem.

Setup:
30x30x30 = 27L, efeito cerca de 22L
Filtragem: Boyo canister 200L/H.
Iluminação: Atam 7W (8 horas dia)
Substrato: Arei fina tratada (foi adicionado pastilhas Serra Flora nos locais plantados).
Layout: Pedras de Basalto.
Flora: Microsorum pteropus 'Windelov', Microsorum pteropus 'narrow leaf', Microsorum pteropus e Eleocharis parvula.
Parâmetros da água: pretendo manter 6,5 a 7,0 (está sendo usado tamponador Seachem) e demais ainda é cedo para analisar.
Fauna: Invertebrados a definir.
Obs.: O plantio da flora foi feito com pedaços de galhos presos a raízes para fixar na areia.

Fotos:

Detalhe da plantas sendo preparadas para a fixação:

Zoom Out:

Mais proximo:

Zoom in:

Espero que gostem e ainda pretendo colocar uma galhada bem fina saindo de trás da pedra da direita para ficar um estilo meio oriental.

Abraços,
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Nov 04, 2009 10:42 am

Muito Bom, Pablo!

Quando a eleocharis se espalhar vai dar um efeito bem bacana entre as pedras.

Se fosse eu, nem poria galhos, deixaria esse igawumi, mesmo.

Parabéns, pelas pedras...é dificil encontrar pedras basálticas escuras assim aqui em Belém, já encontrei umas na AN, mas o preço do Kg não deu pro meu bolso.

Boa sorte na maturação do cubo!
pablo_remista
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Nov 04, 2009 10:49 am

Lucas B Minotto escreveu:
Muito Bom, Pablo!

Quando a eleocharis se espalhar vai dar um efeito bem bacana entre as pedras.

Se fosse eu, nem poria galhos, deixaria esse igawumi, mesmo.

Parabéns, pelas pedras...é dificil encontrar pedras basálticas escuras assim aqui em Belém, já encontrei umas na AN, mas o preço do Kg não deu pro meu bolso.

Boa sorte na maturação do cubo!
Valeu Lucas, acho que vai ser difícil a Eleocharis espalhar pq o solo não é fértil e não tem CO2 então creio que chegar ao estilo igawumi que estamos acostumados a ver vai ser difícil até por isso que coloquei algumas plantas menos exigentes junto com a Eleocharis.
Até tenho vontade de montar um igawumi, mas grana para o cilindro de CO2 é muita então daqui a um tempo ele sai..

Abç,
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Nov 04, 2009 11:17 am

Pablo, pq você não faz uma garrafada e poe dentro do movel? Ou então adiciona excel ou carbon plus.

Sobre a Eleocharis, acho que você teria que ter espalhado melhor pra elas "pegarem" mais rapido.

7w não é pouco pra elas?

Abração!

Última edição por Ras Miglio em Qua Nov 04, 2009 12:01 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Nov 04, 2009 11:24 am

Fala Pablo!!! Lindas pedras...
Não te engana que daqui um tempo as eleocharis vão começar a soltar runners... ainda mais se você complementar com uma fertilização liquida...
Faz uma garrafada caseira, as plantas irão agradecer...
Ontem tentei montar algo parecido com um iwagumi em um aquario de 9L, assim que retornar de viagem posto as fotos... usei eleocharis e h. cuba na minha montagem...
Boa sorte com a nova montagem!!!

Abração!!!
Ver perfil do usuário
pablo_remista
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Nov 04, 2009 12:54 pm

Valeu pessoal, eu não to com intenção que esse seja um aquário plantado e sim um aquário com plantas , não quero formar carpete não só quero que eles fiquem assim.
Vocês não acham que ele consegue se manter com esse setup, não queria montar plantado!??!

Valeu pela dica, Rubem e Miglio.

Surprised

Abç,
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Nov 04, 2009 5:18 pm

Pablo,

por mais que vc queira um aquário low tech, por assim dizer, as eleocharis são plantas que se não tiverem CO2 quando submersas, demoram muito a pegar, crescer etc, podendo até morrer. Vi que você resolveu o prob do solo infértil com as pastilhas, por que não faz uma garrafada ou põe excel? Outro detalhe que achei importante e lembrado pelo Miglio foi a iluminação. 7W me parecem poucos pra litragem, a não ser que o cubo pegue iluminação natural direta ou indireta para compensar, mas é outro detalhe importante para as Eleocharis, são plantas que gostam de bastante iluminação.

Bom, acho que só o tempo vai mostrar os resultados, que espero e desejo serem os melhores possíveis.

Continue atualizando o tópico.
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qua Nov 04, 2009 9:27 pm

Bom, todo mundo já deu seus pitacos, então só me rets elogiar. Também gostei muito das pedras, é muito difícil encontrar parecidas com essas aqui em Belém. Taca uma garrafada aí, quase não dá trabalho e vai ficar beme melhor. Wink

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Qui Nov 05, 2009 7:45 am

Valeu pessoal, "taca uma garrafada" essa foi boa Dylan, por isso é bom participar de fórum que nos vamos aperfeiçoando as coisas.

Já fui convencido e vou comprar sim o Excel da seachem que é uma marca que eu sempre me dei bem. Quanto a luz eu não vou mudar não e vamos ver no que vai dar, também vou comprar umas valisnérias nana que um conhecido me ofereceu ontem.

Vou postar a evolução e no final de semema planto as novas mudas de valisnéria e acabo de instalar o filtro que ainda não está dentro do móvel. Falando nisso o motivo dele não estar dentro do móvel é o fato de vir com uma mangueira muito pequena se eu não me engano deve ser uns 35cm de mangueira só, então comprei um metro e tomara que a bombinha dê conta de subir a água até o aquário.

Abraços e obrigado pelos comentários,
Ver perfil do usuário
pablo_remista
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Sex Nov 06, 2009 6:48 pm

Mais algumas novidades e detalhes do projeto. A sugestão do Excel foi aceita e o produto já foi comprado.

Primeiro o detalhe do ambiente completo do aquário:

Nova moradora Salvinia auriculata:

Valisnéria nana já plantada:

Filtro já no seu lugar final e com novas mangueiras:

Os 3 colaboradores Smile

Abraços,
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   Sab Nov 07, 2009 12:31 pm

Muito bom, um ótimo exemplo de como um aquário pode ser usado como parte importante na composição de um ambiente.

Abraço!

MensagemAssunto: Re: Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]   

Projeto cubo 30 [Nova montagem pag. 4]
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Ajuda em nova montagem.
» Nova montagem-Dicas
» Montagem de Terrário Passo a Passo
» Projeto -Aquário de alvenaria-
» Montagem de Aquário Marinho - SUMP