InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Iniciando no marinho....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
victor_rodrygues
Regular
Regular
avatar

Número de Mensagens : 185
Idade : 29
Data de inscrição : 08/03/2008

MensagemAssunto: Iniciando no marinho....   Dom Nov 01, 2009 10:28 am

aeee galera.... alguem que jah seja expert (cetera pelo visto Very Happy )ou saiba algo sobre aqua marinho poderia me dar umas noções preliminares sobre o assunto.... indicar uns sites básicos... ou alguma coisa, p quem vai começar e nao particamente nada Very Happy ....

_o/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1089
Idade : 40
Data de inscrição : 11/04/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Dom Nov 01, 2009 1:26 pm

olá Victor tudo bem?,........eu expert?, quem dera........então amigo, a primeira coisa que vc deve pensar é a seguinte: que tipo de aquario marinho quero montar?, fish only(somente peixes), ou reef(peixes, corais e invertebrados).
a segunda coisa: quanto dinheiro eu tenho pra empregar no projeto?
a terceira coisa: qual o tamanho do aquario?
porque essas 3 perguntas são tão importantes?, a resposta vai nos mostrar uma linha de montagem para seu aquario.
o que posso te dizer é que não é dificil montar , é até muito facil basta ter dedicação que tudo da certo.
da uma olhada nesse link do youtube onde o cara monta um passo a passo de um aquario marinho para iniciantes intitulado NANO LAGOON, vc vai notar como é extremamente facil montar um aquario de 10 galões(38 litros) http://www.youtube.com/watch?v=od2X9PJEc7o , são uma série de videos mostrando a montagem super facil desse aquario, infelismente esta em inglês, se vc não dominar um pouco o idioma ja vale a pena olhar só pra ter uma noção............os principais sites hoje no brasil sobre aquarios marinhos são www.reefcorner.org/ e www.ipaq.org.br/ , abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular
avatar

Número de Mensagens : 185
Idade : 29
Data de inscrição : 08/03/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Seg Nov 02, 2009 1:21 am

pois entaum...

o aqua seria soh de peixes, p ver melhor como as coisas funcionam.....

dinheiro eh sempre um problema neh??? tongue e pelo que andei vendo as coisas sao bem carinhas neh???

e o aqua que tenho eh de 45cmx35cmx50cm (CxLxA)....

valew pelo video e pelos sites..... mas sabe de fato oq eu queria saber... sao algumas coisas, como..

1- Oq eh o skimer?? vi que serve p desnaturar proteinas... mas de onde vem essas proteinas, e como o skimer processa elas??

2- P preparar a agua, eh soh jogar o sal... vi uma preparação na vitoria regia, onde o cara jogou qase um 1kg de produtos lah =p... e será que eh mais lucro eu comprar a agua logo pronta??

3- Como se faz a manutenção?? TPA e tals.... e oq eh aquela parafernalha toda que tem dentro do movel do aqua???

HAUhUAhuAHuHAUhUAHUAUHAHUA.......

pow w mais um montaum de coisa....

lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1089
Idade : 40
Data de inscrição : 11/04/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Seg Nov 02, 2009 1:30 pm

olá amigo, então vamos lá...

# o skimmer nada mais é do que um potente filtro que retira materia organica da agua, ele utiliza um processo de micro-bolhas(falando a grosso modo) empurra a sujeira para dentro de um recipiente ou copo que ja vem no aparelho, ele retira praticamente todas as impurezas da agua , mais tambem tira elementos importantes da agua tambem, então quem usa skimmer deve repor esses elementos.

# para preparar a agua é muito facil, a opção mais utilizada é o uso de sal sintetico, normalmente o sal para aquarios ja vem com todos os elementos traço e varias substancias indispensaveis para a vida marinha.
com 1 kilo de sal vc prepara cerca de 30 litros de agua.
comprar agua pronta pode até ser interessante se vc conhecer a procedencia dessa agua.

# as manutenções de agua ou TPAs vão depender do tipo de aquario que vc montar, por exemplo: se vc tiver skimmer e os demais equipamentos, o ideal é que seja feita uma troca parcial de 15 a 20% da agua mensalmente, se seu aquario não tiver skimmer, vc deve fazer a troca obrigatoria semanal de pelo menos 15% da agua do aquario.
o porque dessas trocas?, no primeiro caso com o uso do skimmer o acumulo de materia organica é beeem menor, ou seja o sistema com skimmer é mais seguro, principalmente pra quem é iniciante.
no segundo caso sem skimmer, o acumulo de materia organica é muito grande, e se não for feita a troca semanal a biologia do aquario pode morrer, sem contar os peixes.

# Aquela parafernalia que vc vê em sumps dentro do móvel, normalmente são equipamentos para manter a saude do aquario sem muito esforço, vamos a eles: skimmer - desnatador de proteinas, ou seja, retira materia organica do aquario, reator de calcio- repoe o calcio nessesario para a vida dos corais e demais invertebrados, Eclusa- repõe a agua evaporada , Chiller - mantem a temperatura constante, Filtro UV- combate o aparecimento de algas e agentes patogenicos, e etc..., eu citei alguns mais usados.

Bem agora vamos ao seu caso...........é perfeitamente possivel montar um nano reef nesse aquario de 78 litros, a sugestão que te dou e montar um fish only com 2 peixes palhaço e alguns mini-paguros, mas lembre-se, não da pra colocar mais nada...........a proporção de agua para peixes marinhos é muito maior do que peixes de agua doce.

Vamos a uma relação de itens nessesários inicialmente:

# Aquario - vc ja tem Very Happy
# 14 kilos de Rocha viva(pode ser artificial tambem feita pra reefs).
# 8 kilos de alimeda (substrato).
# 2,5 kilos de sal sintetico para aquarios.
# 1 filtro externo de pelo menos 600l/h ou mais forte.
# 1 densimetro- esse aparelinho relativamente barato é fundamental, com ele vc vai saber a densidade da agua do aquario, no caso como vc criaria só peixes a densidade ideal é de 1020 a 1022.
como funciona?, se for de vidro é só deixar boiando na agua salgada, nele existem linhas que mostram a densidade atual da agua, se for de plastico é só encher com a agua salgada, dentro dele tem um tipo de ponteiro que mostra a densidade, se estiver muito alta adicione mais agua doce, se estiver muito baixa, adicione sal ok?
mais o que é densidade?, a grosso modo é a quantidade de sal na agua, ou seja esta ferramenta vai te dizer a quantidade ideal de sal(muito importante)

bem inicialmente esses seriam os itens principais para a montagem do seu nano, ele deve ficar ciclando por pelo menos 45 dias ou mais para poder colocar os primeiros habitantes como mini-paguros(carangueijos ermitões), nas primeiras semanas da montagem é normal acontecer um Boom de algas marrons, seu aquario vai ficar marrom, rochas, substrato Very Happy ,mais isso faz parte, depois de umas 3 semanas elas vão embora, ai vc vai notar que pequenos bichinhos aparecem no aquario, como pequenas estrelas do mar, vermes(benéficos), poliquetas e pequenos crustaceos conhecidos como anfipodes ou copépodes.

bem amigo pra não me alongar muito esses são os itens principais, com o tempo devemos nos preocupar com iluminação, temperatura(importantissimo) e demais complementos do aquario, grande abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular
avatar

Número de Mensagens : 185
Idade : 29
Data de inscrição : 08/03/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Seg Nov 02, 2009 4:45 pm

eras.. mto boa sua resposta... valewww....

"# 1 filtro externo de pelo menos 600l/h ou mais forte"... pode ser qualquer um?? tipo.. pod ser os qe usamos em aqua de agua doce????

o/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1089
Idade : 40
Data de inscrição : 11/04/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Seg Nov 02, 2009 5:04 pm

são exatamente os mesmos, usa-se em aqua doce e em marinhos dependendo da montagem, vamos dizer que seu nano é um low-tech, nesse caso vamos usar um filtro externo ou dois, no aquario marinho a circulação é muito importante, pelo menos 10 vezes por hora passando por filtro(s) o ideal mesmo é 15 a 20, se for possivel 2 filtros de 600l/h melhor, mais se colocar só 1 sem problema........um outro detalhe é a temperatura, sei que em belém é muito quente, um aquario marinho pra se manter saudavel não pode ter uma temperatura superior a 28 graus, se passar disso o aquario começa a morrer, então eu imaginei o seguinte...........(lá vem o DIY eheheh), vc não usaria tampa no filtro externo, compraria um cooler desses de 14x14 que são ligados direto em 110 v, montaria algum tipo de encaixe para que o cooler soprasse exatamente no compartimento do filtro externo, obviamente sem ter contato com a agua Very Happy ,com cerca de uns 7 cms de altura ja estaria bom, mais tem que ser muito bem feito pra evitar acidentes, ligaria esse cooler em um termostato(saiu um novo agora da marca eclusa) que se eu não me engano ja vem ajustado com temperatura de 27 graus, assim seu aquario manteria a temperatura ideal, abraço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1901
Idade : 37
Data de inscrição : 16/04/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Seg Nov 02, 2009 9:55 pm

Ai, ai, acompanhando esse papo me deu uma vontade de montar um marinho... Mas esse dia ainda vai chegar! Wink

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://twitter.com/Dan_ASampaio
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Ter Nov 03, 2009 6:29 pm

É Daniel,

não foi só vc que ficou com água na boca lendo esse tópico...tbm quero montar um marinho assim que tiver estabilizado minha vida.

Parabéns pelo excelente nivel dos posts. Mais uma vez, Denis Cetera dando um show de aula sobre o aquarismo marinho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
victor_rodrygues
Regular
Regular
avatar

Número de Mensagens : 185
Idade : 29
Data de inscrição : 08/03/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Seg Mar 29, 2010 1:20 am

(depois de tanto tempo.... Very Happy)

galera... nesse tempo de ciclagem eu tenho que fikar fazendo trocas parciais e tudo??? ou soh ponha a água e espero????

aahh... o aqua agora vai ser de 128lts (80x40x40)... agora vai.... Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular
avatar

Número de Mensagens : 185
Idade : 29
Data de inscrição : 08/03/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Seg Mar 29, 2010 8:14 pm

outra....

eu estava lendo e vi não existe um concenso sobre qual a altura ideal do substrato, ateh aki no fórum mesmo... e galera qal foi a que deu mais certo p vcs???

e vi tbm que um cara jah usou ateh areia de construção como substrato, mas nao postou os resultados e ninguem tbm comentou mais nada... alguem sabe alguma coisa a respeito??? malefícios do uso deste e tals....

qto ao SUMP... vcs acham que fazer um furo p passar um tubo de 50 eh mto grande?? qal outro tamanho jah estaria de bom tamanho?? e vcs iriam preferir furar no fundo ou atrás???

abrç....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Glauter
Colaborador
Colaborador
avatar

Número de Mensagens : 692
Idade : 36
Data de inscrição : 29/12/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Ter Mar 30, 2010 3:12 pm

victor_rodrygues escreveu:
(depois de tanto tempo.... Very Happy)

galera... nesse tempo de ciclagem eu tenho que fikar fazendo trocas parciais e tudo??? ou soh ponha a água e espero????

aahh... o aqua agora vai ser de 128lts (80x40x40)... agora vai.... Very Happy

Bom amigo é isso ai manooo, mandou ver mesmo, poste as fotos para a galera ver!!!

Na cilcagem vc não precisa fazer TPA somente repor a água que evaporar e manter a densidade como o Cetera disse!

Se vc puder manter a temperatura que vc quer deixar depois de pronto é bem melhor para o aqua ficar mais estabilizado, do que agora na cilcagem estar em torno 30 ou 31° e depois vc querer abaixar para uns 27 ou 28 quando estiver com peixes e corais!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Glauter
Colaborador
Colaborador
avatar

Número de Mensagens : 692
Idade : 36
Data de inscrição : 29/12/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Ter Mar 30, 2010 3:23 pm

victor_rodrygues escreveu:
outra....

eu estava lendo e vi não existe um concenso sobre qual a altura ideal do substrato, ateh aki no fórum mesmo... e galera qal foi a que deu mais certo p vcs???

e vi tbm que um cara jah usou ateh areia de construção como substrato, mas nao postou os resultados e ninguem tbm comentou mais nada... alguem sabe alguma coisa a respeito??? malefícios do uso deste e tals....

qto ao SUMP... vcs acham que fazer um furo p passar um tubo de 50 eh mto grande?? qal outro tamanho jah estaria de bom tamanho?? e vcs iriam preferir furar no fundo ou atrás???

abrç....

Com relação ao substrato é bom deixar uma camado boa em cima no seu display ou entrão deixar uma camada de uns 2 cm e no seu sump deixar uma camada bem generosa tipo 20cm com uma excelente circulação, este é o ideal, mas tem muitas pessoas que conseguem manter seus reefs com somente uma camada fina, mas ai é só para os experientes e olhe lá, eu como tb sou iniciante o meu nano tem 10 cm de substrato!

Com relaçao ao substrato eu não lhe recomendo colocar areia não, pois pode vire com diversas susbstâncias negativas para o aqua, como o fosfato, silicato amonia e muitas outras e além de compactar muito o fundo, isso não é bom para reefs!

Use Halimeda ou Aragonita mesmo!

O Sump é indispensavél ao meu ver, pois ai vc pode colocar todas as tranqueiras que ficariam tomando espaço no display lá em baixo bem escondido hehehe!

Eu não faria bota interna e nem furo se fosse vc, pois isso pode enfraquecer o vidro!

Faria como 6 e 7 vidro como foi posatado por nosso amigo Du soarez ou mais detalhado no site do ipaq pelo nosso grandioso João Basso (ele é de SP e é renomando mundialmente este cara).

Mas caso já tenha o o aqua pronto faria um overflow tipo o do meu nano!

O meu projeto novo é baseado neste aqua do Basso de 6 e 7 vidro!

Qualquer coisa mano estamos ai!

E não se esqueça, pois isto é regra no marinho, não economize em nos pontos principais do aquarismo marinho, pois no final o barato pode sair caro!

Abraços!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular
avatar

Número de Mensagens : 185
Idade : 29
Data de inscrição : 08/03/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Qua Mar 31, 2010 10:32 pm

eei Glauter tu conseguiste comprar Halimeda em algum lugar aki em belém??? qtos kilos tu achas que meu aqua ia precisar??? qtos kilos de RVs???e qual o tamanho do SUMP??? Rolling Eyes

aahh... e quais as dimensões daquele overflow que fizeste p teu nano???
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular
avatar

Número de Mensagens : 185
Idade : 29
Data de inscrição : 08/03/2008

MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   Dom Abr 04, 2010 9:12 pm

é soh aki ou o site do IPAQ tah com problema????... dsd de quinta to tentando acessar e nada... Suspect
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Iniciando no marinho....   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Iniciando no marinho....
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Iniciando no Aquarismo Marinho
» Montagem de Aquário Marinho - SUMP
» Como montar um Aquário Marinho
» Aquário Marinho -110 lts-
» Ictio Marinho

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Marinho em Geral-
Ir para: