InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Plantando em Cuiabá

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Renan Rn
Regular
Regular

Número de Mensagens : 184

MensagemAssunto: Plantando em Cuiabá   Sab Nov 21, 2009 10:33 pm

Oi..Eu estou com um projeto de aquário plantado
O aquario é de 80cm de comprimento, 45 de altura e 50 de largura
Pretendo criar neons nele, e futuramente [bem futuramente] discus
Bom eu tenho lido muito, mais muito mesmo sobre aquarios plantados, mas ainda tenho muitas duvidas, e aqui onde eu moro o mercado do aquarismo é muito pequeno,e eu moro na capital de MT ¬¬ espero que me ajudem.
Bom, minhas duvidas são:
-Qual filtro devo usar? [ lembrando que não tenho mto dinheiro ]
-Aonde eu compro laterita?
-Como substrato eu pretendo usar humus de minhoca com laterita, e cobrir com areia de piscina, será que está bom?
-A iluminação é minha maior duvida, pq eu quero fazer um carpete de glossos, e não sei como fazer a iluminação =/, e tambem não sei aonde encontrar a tampa aonde póe as lampadas, estava pensando em mandar um marceneiro fazer, mais nem sei como pedir pra ele fazer, pq n sei como é a estrutura dessas tampas =/, alguem tem algum modelo pra me mostraR?
-Como o filtro é um pouco caro, eu posso ir plantando e criando os neons sem o mesmo até adquiri-lo?
As plantas eu vou comprar pela internet, pq aqui não tem nada, alias, a unica especie de planta que vendem aqui é a rabo de raposa

ufa, por enquanto essas são minhas duvidas
me ajudem aew galera =D
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Sab Nov 21, 2009 11:42 pm

olá Renan seja bem vindo.......então amigo..vc pode usar sem nenhum problema o Humús e a laterita , só lembre que a camada de areia deve proporcionar uma exelente vedação principalmente para o Humus, dessa forma os nutrientes não vão "vasar" no aquario.....sobre a iluminação não tem muito segredo , vc vai precisar de lampadas + reatores + plugs , a forma como vc fai fazer a intalação elétrica vai depender do tipo de tampa que será feita.......existem ótimos tópicos aqui no grupo , dê uma navegada no forum que concerteza vc vai encontrar ótimos projetos , oidealpara a Glosso é de pelomenos 1 watt por litro , mas lembre-se isso não é uma regra ok?.......em relação ao filtro....infelismente esta fora de cogitação criar peixes ou montar seu aquario sem ele, na minha opinião é o primero iten a ser comprado , opte por marcas mais baratas como a LITWIN por exemplo , é um filtro bom e barato......abraço.
Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Dom Nov 22, 2009 8:31 am

Cetera, vc acha que 25 kg de areia são o suficiente?
Se eu não encontrar a laterita, posso fazer o substrato só com humus e areia?
E eu tenho mais um problema, aqui onde eu moro, faz muito calor o ano todo, será que isso iria prejudicar a saude das plantas e dos peixes?
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Dom Nov 22, 2009 10:00 am

Fala Renan!!!
O nosso amigo Cetera já disse tudo...
E é engraçado, pelo menos acontece comigo também, quanto mais informações eu pesquiso mais dúvidas surgem... é natural, principalmente em aquários plantados onde não há aquela "receita de bolo", mas algumas regras básicas devem ser seguidas.
Com relação as suas dúvidas:

Filtragem: Você pode usar um filtro externo pois são mais em conta que os canisters e cumprem bem o seu papel desde que respeitada a relação com a litragem, mas há um porém... como você pretende criar discos no futuro recomendo que a filtragem seja aumentada antes da introdução desses peixes, pois sujam bastante e são sensíveis as más condições da água.

Substrato: A laterita você pode comprar pela internet mesmo, eu usei pedrinhas de "piçarra" abundantes aqui na região e ao que parece ricas em ferro também... Quanto ao húmus só não esqueça de ferver antes e misturar 1 parte de húmus para 1 de areia antes de colocar no aqua... depois é só isolar bem mesmo para os nutrientes nao atingirem a coluna de água. Não tenho muita noção de quantos quilos você vai precisar. Se você quiser fazer só com humus e areia, mais na frente você vai precisar fazer fertilização complementar com ferro.

Iluminação: O ideal é de pelo menos 1w/l em aquários plantados que irão abrigar plantas carpete. Se estiver errado os colegas me corrijam, mas acredito que um pouco menos dê conta pela altura do aquario e pela litragem tambem. Umas 5 compactas de 30W ou duas calhas daquelas que já vendem prontas com 2 tubulares de 40W em cada totalizando 160W (a vantagem das tubulares é que você pode substituir uma ou mais lâmpadas especiais para plantados futuramente). Não aconselho você tampar o aquario, pois já me disseram que aí em Cuiabá faz bastante calor também. Então seria mais viável uma iluminação suspensa com o aquario sem tampa.

E só coloque os peixes depois de instalada a filtragem e a ciclagem do sistema completa.

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Dom Nov 22, 2009 10:19 am

Adorei a ideia do áqua sem tampa =D
Mais o peixes não pulam fora do aquário?
Eu vou usar as lampadas tubulares mesmo, acho melhor tbm
Eu fui na casa de minha avó, num sitio pelas regioes de chapada aqui, e achei uma pedra que me pareceu muito laterita, só que não é aquela laterita flocada, não sei explicar como ele é, só que ela é grande =S
vou tirar uma foto e tentar posta-las aqui
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Dom Nov 22, 2009 10:53 am

Se você utilizar travas francesas dificilmente os peixes pulam...
E dessas pedras, geralmente as que são muito avermelhadas tem ferro na composição...
Posta as fotos se você puder.

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Dom Nov 22, 2009 11:10 am

como que posta foto? Razz
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Dom Nov 22, 2009 11:19 am

Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Dom Nov 22, 2009 1:34 pm

http://img204.imageshack.us/img204/2578/foto0065i.jpg
Eu acho que é pedra Canga, tenho outras de vários tamanhos
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Seg Nov 23, 2009 1:35 am

Triturar esse pedregulho aí nem pensar né?? ehehehe

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Seg Nov 23, 2009 1:15 pm

pode até ser, eu tenho outros aqui =p
Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Qua Nov 25, 2009 7:53 pm

Hoje eu fui fazer pesquisas sobra a iluminação
Bom, eu fui numa casa de iluminação e tipo não tinha lampadas de 80 cm de comprimento de 40w =/ será que 4 de 20w seria suficiente? pq eu vou ter q fazer a tampa agora, e nao vai caber 8 lampadas na tampa =S
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Qui Nov 26, 2009 12:21 am

Tenta fazer uma iluminação suspensa ou apoiada em alguma coisa... senão terás problemas com a temperatura no futuro...
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Qui Nov 26, 2009 6:49 am

Renan,

aí vai a dica quanto a iluminação: procure usar calhas refletoras para aproveitar ao maximo a luz produzida pelas lâmpadas tubulares, uma vez que sem esse acessorio, só é aproveitada cerca de 33% da luz emitida, já que o resto da luz sai para cima e para os lados, não atingindo as plantas que estão abaixo.

Nesse link http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=47041&postdays=0&postorder=asc&start=0 tem um projeto bacana de um reef com sump, onde mostra a construção de um luminária com calhas bem interessante, mas pode ser alterado para ser usado plantados. Ah, você pode deixar só a estrutura de metal mesmo, sem a tampa de madeira por causa do calor, mas se o problema for estética e tiver de pôr uma tampa, instala uns coolers (só a ventoinha, umas 2 ou 3 tá ótimo) que ajuda bastante.

E como o Rubem sugeriu, pode suspender essa calha, ou se não quiser fazer furos no teto, apoiá-la sobre o vidro, como fez o aquarista do link.

Espero ter ajudado.

Boa Sorte com o projeto e com o calor de Cuiabá!
(E eu que vivo reclamando do calor de Belém... Embarassed )
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Qui Nov 26, 2009 10:52 am

Esse é um dos motivos das T5 serem tão eficientes, afinal como são mais finas, a luz reflete bem mais quando se usa elas.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Qui Nov 26, 2009 2:16 pm

Um exemplo do que estou falando.

Na imagem a T8 é a tubular que usamos atualmente, veja a diferença de reflexão pra lâmpada T5.

Abraços

Convidado

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Qui Nov 26, 2009 2:36 pm

Através desses desenhos pode-se perceber a importância da calha refletora para o aproveitamento da luz emitida pelas tubulares.

As T5 são ótimas, pena que ainda estão com preço salgado. Também tem os LEDs que esquentam pouco, gastam pouco, mas só compensam a longo prazo por enquanto, necessitando de um grande investimento inicial.
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Qui Nov 26, 2009 3:32 pm

hmm, 4 t8 de 20w é suficiente? e vou usar as talhas sim =D vou tentar fazer parecido com o do cara do link, mais to pensando em fazer suspenso, mais oq me deixa meio preocupado é quando eu for fazer a manutenção, como vou fazer pra tirar as luzes =S
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Sex Nov 27, 2009 2:57 am

Para plantas de exigencia média/baixa deve dar conta sim...

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Sex Nov 27, 2009 2:48 pm

Infelismente, vou ter que mudar os tipos de plantas que iria por no meu aquário, por causa da iluminação =S eu queria fazer um carpete com glossos, mas não tem jeito de fazer a iluminação mais forte, pessoal quais plantas vcs recomendam para meu aquário? vou passar um relatório de como está o andamento e minhas ideias para o aquário

Aquário de 80/50/45 - total 180litros
Iluminação - aparentemente 0,5 W/l
Filtro Externo 700L/H
Substrato - Humus de minhoca, Laterita[na verdade é aquela pedra da foto triturada] e Areia de Filtro

Plantas - Me ajudem que não sei qual pedir
Peixes - me deem ideias

Eu acredito que seja isso, se estiver faltando alguma coisa me avisem por favor
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Sex Nov 27, 2009 6:47 pm

Para essa intensidade de luz eu arriscaria em colocar anúbias, cryptos, E. amazonense, bacopa, mayaca, algumas espécies menos exigentes de Ludwigias, e principalmente musgos. Só que com essa quantidade de luz, devem ter crescimento lento.

Se dinheiro não for problema, dá para fazer uma ornamentação bacana com pedras e anúbias nanas, ou então com cryptos. Se o bolso estiver doendo, dá para tentar fazer uma montagem só com musgo de java, amarrando-o em pedras e troncos.

Que peixes você pretende ter? Qual o pH da sua água?
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Sex Nov 27, 2009 7:38 pm

Lucas, a menos de duas semanas eu estive andando no comércio e encontrei umas T5 da Osram por 12 e 14 reais se não me engano, só o que saia mais caro era o reator, que estava na faixa de 25 reais (é necessário um para cada lâmpada). Portanto acho que já não é tão caro montar a iluminação com esse tipo de tecnologia.

Só pra constar, finalmente o meu novo aquário deve ficar pronto e no próximo final de semana é provável que eu inicie a montagem do novo plantadão!!! cheers

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Sex Nov 27, 2009 7:42 pm

Olhas as plantas que eu pensei em por, que são de exigencia de iluminação Média a pouca
-Limnophila aquatica
-Mayaca Sellowiana
-Lagarasiphon madagascariensis
-Najas guadalupensis
-Rotala sp. nanjeshan
-Aponogeton elongatus
-Blyxa Japonica
-Echinodorus quadricostatus
-Echinodorus latifolius
-Hemianthus micrantenodes
-Didipilis diandra
-Anubias lanceolata
-Heteranthera costerifolia
-Musgo de Java

e tpw, a água daqui é bem alcalina, mas uma vez eu criei uns espadas num mini aquario, com umas sagitarias e rabo de raposa, dai apliquei CO2 caseiro, e a agua ficou bem acida.
Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Sex Nov 27, 2009 7:44 pm

Se por um acaso eu fosse por a lampada t5, quantas eu precisaria por no meu aquario?
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   Sex Nov 27, 2009 7:54 pm

DYLAN:

OPA!

Acho que vai rolar umas T5 aqui em breve então...ótima noticia, Daniel! Foi lá na casa das lâmpadas esse preço?

Finalmente esse aquário vai sair do papel, já não era sem tempo. Estás há um bom tempo planejando ele.

Abçs!

RENAN:

Didipilis diandra, Heteranthera zosterifolia, Hemianthus micrantemoides, Blyxa, Rotala sp. nanjeshan, Limnophila aquatica, requerem iluminação forte. Podem sobreviver em iluminação baixa, mas veja bem, sobreviver não é o mesmo que apresentar ótima saúde e desenvolvimento.

Se podes colocar as Aponogeton elongatus e Lagarasiphon madagascariensis, então grana não é o problema, nesse caso, optaria por fazer um arranjo com anúbias nana e lanceolata.

Quanto ao pH, o ideal para plantados varia entre 6 a 6.5, pois nessa faixa as raizes e folhas tendem a aproveitar/assimilar melhor os nutrientes.

Nessa faixa de pH, poecilideos nem pensar, iriam sofrer (espadas, platys, guppys). Pode colocar tetras, apistos, rams, acaris, otocinclus e demais peixes de água ácida.

Boa sorte com o projeto!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Plantando em Cuiabá   

Plantando em Cuiabá
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Registro do IBAMA em Cuiabá
» projeto de filtro sump em aquario plantado

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-