InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Conhecendo um Pouco a Anemona

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Denis Cetera
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1089
Idade : 40
Data de inscrição : 11/04/2008

MensagemAssunto: Conhecendo um Pouco a Anemona   Qui Abr 24, 2008 10:27 am

1. Toda anêmona faz simbiose com palhaço?
Existem mais de 1.000 espécies de anêmonas, porém apenas 10 fazem simbiose na natureza.

2. Só 10?
Na natureza 10 é o número mais exato do que se tem conhecimento até hoje, porém, dentro de um aquário como sabemos tudo acontece, um palhaço pode fazer simbiose com um pedaço de cano, com o vidro, com outros corais, com uma anêmona de plástico ou com alguma outra espécie de anêmona que na natureza não acontece.

3. Quais são as 10 anêmonas que eles fazem simbiose na natureza?
Entacmaea quadricolor (Bubble Tip, Bubble Tentacle, Rose), Macrodactyla doreensis (Long Tentacle), Cryptodendrum adhaesivum (Sticky Carpet), Heteractis malu (Sebae, Delicate, Hawaiian), Hecteractis magnifica (Ritteri), Heteractis crispa (Sebae), Hecteractis aurora (Aurora), Stichodactyla gigantea (Giant Carpet), Stichodactyla haddoni (Saddle Carpet) e Stichodactyla mertensii (Merten's Carpet).

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       4. Quantos palhaços fazem simbioese com anêmonas?
Os 28 espécimes que existem.

5. Qual é a anêmona mais fácil de manter em um aquário?
Nenhuma. É sabido até hoje que as anêmonas tem vida extremamente curta em cativeiro e são poucos os aquaristas experientes que conseguem manter uma espécie por mais de 1 ano com saude dentro do seu aquário. Porém as que obtiveram maior sucesso dentro de um tanque são as Bubble Tip, Long Tentacle e a Saddle Carpet.

6. Dentre essas 3 anêmonas quais são os palhaços com maior chance de fazer simbiose?
Na natureza cada espécime de palhaço tem a sua espécie de anêmona preferira. Em cativeiro os livros comentam que com essas 3 anêmonas tiveram mais sucesso (em aquário) os palhaços Marron, Percula, Ocellaris e o Allard.

7. Porque o palhaço faz simbiose?
O palhaço é um dos peixes com as piores características físicas para ser um bom nadador. Sendo assim, na natureza ele é alvo de varios predadores pela sua incapacidade de fugir, pela sua cor atraente e pelo seu tamanho. Ele não se afasta mais do que 1 metro de distância da sua anêmona. A anêmona é apenas um abrigo que ele procura para se manter protegido.

8. Porque a anêmona anda pelo aquário?
Esta em busca de alimento, luz e circulação (ai vale falar que a circualção que atrai ela é a que puxa e não a que empurra, por isso tantos acidentes com bombas de circulação interna). Toda bomba deve estar protegida                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              9. Afinal, devemos alimentar as anêmonas apenas 1 vez por semana com um pedacinho de camarão?
Anêmonas são grande consumidoras de nutrientes, precisam ser constantemente alimentadas, animais que na natureza ingerem diariamente cerca de 3.8% de seu peso em comida. Não devem fazer dieta. Apenas informo também que na natureza algumas se alimentam apenas de planctons, já outras de peixes e crustáceos. Procure pesquisar o cardápio da que você quer ter.

10. Anêmona queima coral, tem veneno?
Queima e algumas espécies utilizam seus nematócitos (espécie de um micro ferrão) para injetar toxinas em sua presa.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    11. Como os palhaços não se machucam?
Para essa resposta exisem varias teorias e nada se concluiu até hoje. O que alguns acreditam é que o palhaço possui um muco em sua pele que surge após o seu periodo de mutação de larva para um jovem peixe e que é capaz de inibir os nematócitos das anêmonas. Direto do livro.. "apesar desse mistério ser estudado as décadas, nada se concluiu. O mecanismo pode variar em cada espécie de palhaço. Enquanto o palhaço Clarkii é encontrado em 10 tipos de anêmonas na natureza, o palhaço Tomato é apenas visto um uma única espécie de anêmona. Todas as teorias podem ser agrupadas em duas categorias: capacidade do peixe se camuflar dentro da anêmona e seu comportamente na mesma e a química existente entre o muco do peixe e a anêmona."

12. Alguma anêmona come palhaços? Elas podem capturar algum peixe dentro do meu aquário?
Sim, algumas devoram palhaços, dentre elas a Amplexidiscus fenestrafer (Elephant Ear) e a Ceriantharia (Tube anemone), essa se parece muito com a Haiti. Além disso basta um chromis ir de encontro aos seus tentáculos que ele sera uma bela refeição.

13. E a nossa passiflora, faz simbiose?
Os livros que li não dizem nada a respeito de anêmonas do Atlântico. Devem ter livros que cometem mais. O pouco que dizem é que não são tão dificeis de se manter e que podem fazer simbiose com o Marrom, o Clarck e o Tomato.

14. É verdade que o palhaço leva comida pra anêmona?
Não, é mentira. O que ocorre na verdade é que em nossos aquários acidentalmente os palhaços deixam pedaços de ração escapar e essa sobra acaba sendo aproveitada pela anêmona. Na natureza e assim como em nossos aquários, os palhaços se afastam de suas "casas" apenas para capturar algum alimento que passe por perto e preferem degustalo dentro do seu esconderijo, a anêmona. É importante dizer que a capacidade de alimentação da anêmona é muito superior ao do palhaço. Elas se nutrem por fotosíntese (zooxanthellae), por captura de presas, obsorvem nutrientes da água e pelo consumo de residos deixado pelos palhaços. Inclusive suas feses.

15. Como saber se uma anêmona esta saudável para ser comprada?
Muitas dicas o pessoal já sabe: verificar se ela esta com a boca aberta ou ferida, verificar se ela se prende a superfície sólida, verificar se ela não esta esbranquiçada e etc. Mas o legal é fazer o mesmo que se faz com os peixes, ofereça alimento a ela antes de comprar para verificar sua reação. Uma anêmona saudável deverá se alimentar dele.

16. Existe uma relação entre o tamanho do palhaço e o tamanho da anêmona para uma simbiose adequada?
Existe e deve ser cumprida. A relação é que a anêmona deve ter no mínimo 3 vezes o tamanho do peixe.

17. Quanto tempo vive uma anêmona na natureza?
Sem que seja morta pelo homem ou por algum predador faminto como borboletas o tempo de vida é de 100 anos para cima, muito acima. Segundo a biologistas existem varios estudos que provam a existência de anêmonas com centenas de anos.

18. Quais são os corais que os palhaços mais fazem simbiose?
Podem fazer simbiose com Elegance, Leather, Frogspaw, Mushroom entre outros. O fato é que o palhaço muitas vezes inibe o coral, o sufoca e pode acabar matando o mesmo de tanto importuna-lo.

19. O meu amigo tem a mesma anêmona que eu e o mesmo palhaço, lá tem simbiose e aqui não, porque?
Ninguém sabe ao certo, o que se comenta é que o motivo que um palhaço procura uma anêmona é abrigo e li também que as chances são maiores quando a anêmona já esta aclimata no aquário antes do palhaço chegar (essa eu já desconfiava e pude comprovar nos livros), além disso um palhaço que já vem de um outro aquário em que já fazia simbiose tem mais chances de refazer em outro tanque do que um que nunca fez.





Quero uma anêmona! Você tem os requisitos?
Luz: no mínimo 1.3 watt por litro
Densidade: 1024/1025
Cálcio: 400 a 450 (partes por milhão)
Temperatura: 26º C
Circulação: moderada/forte a forte
Alimentação: peixes, camarões, lulas, plânctons, elementos traços e etc.

É bom saber:
É sabido que nenhum palhaço dentro de um aquário necessita da presença de uma anêmona para sobreviver, porém na natureza a cada vez que uma anêmona é capturada, quantidades de jovens palhaços morrem a procura de um abrigo. Pelo o que se tem conhecimento até hoje, a vida de uma anêmona dentro de um aquário esta em mais de 90% dos casos destinada ao insucesso. Até mesmo quaristas mais experiêntes não conseguem mante-las com vida dentro de um tanque por mais de alguns poucos anos.                                                                                                                                                        Artigo: Rodrigo Galluf                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      abraços.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Conhecendo um Pouco a Anemona
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» CONHECENDO UM POUCO SOBRE O CENTRO DE EVENTOS DA FOB EM ITATIBA.
» Falando um pouco sobre Poligamia.
» Meu jabuti não quer comer
» ajuda em saber um pouco mais sobre o meu tatoo
» Um pouco sobre os kinguios.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Marinho em Geral-
Ir para: