InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Dom Dez 13, 2009 10:01 pm

Amigos, todos sabem que a meses eu estou com o projeto do meu plantadão. Agora finalmente parece que ele vai pra frente. Ontem, sábado, 12/12/2009, finalmente o aquário chegou aqui em casa e está quase tudo pronto para começar a montagem, então resolvi abrir o tópico para discutir os detalhes da montagem. Primeiro vão algumas fotos da criança:

Setup:
Medidas: 150 x 50 x 45 cm, vidro de 10 mm sem travas superiores.
Filtragem: de início um canister Atman 3337 com vazão de 1000 l/h e se necessário depois será adicionado um hang-on Jebo 508 de 980 l/h (tenho planos de comprar outro canister, mas enquanto a situação não melhorar eu vou com esse mesmo). 2 litros de siporax + Purigen.
Luminária Dimax Rex 4 Lightning T5, 4 x 35 w.
CO2: Cilindro de 2 kg.
Fauna a definir.
Flora: pode sofrer mudanças, mas a princípio Hemiantus Callitrichoides "Cuba", Hemiantus Micranthemoides, Blixa Japônica, Limnophila Aquática, Alternanthera reineckii "Lilacina", Rotala Macandra, Rotala Walichii, Rotala Rotundifolia, Echinodorus Tenellus "Amano", Hydrocotyle Leucocephala, Mayaca Fluviatilis, Myriophyllum Aquaticum e Proserpinaca Palustris.
Substrato: Laterita, húmus de minhoca, aquasolo e areia de filtro de piscina.

A intenção é fazer um misto de nature aquárium com holandês.

Logo de cara o primeiro problema. Aparentemente a minha esposa jogou fora os canos de entrada e saída do canister, então vou ter que improvisar. Amanhã irei em alguma loja de materias de contrução procurar canos que sirvam para adaptar ao filtro.

Em breve posto novidades.
Abraços!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Dom Dez 13, 2009 11:03 pm

Fala Dylan, isso ae vamos ficar acompanhando por aqui a evolução do plantadão. Very Happy

Pow mas essa do cano do canister foi f*** ein???? ehehehe

Abraços

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Dom Dez 13, 2009 11:11 pm

Citação :
Pow mas essa do cano do canister foi f*** ein???? ehehehe

Nem me diga Miglio... Mad
Só não comecei a montagem por causa disso... Ontem a tarde eu virei o apartamento de cabeça pra baixo procurando eles e não encontrei, depois ela disse que "acha" que jogou fora... Suspect
Estou ansioso pra começar, mas acho que devido ao tempo só vou poder monta-lo no próximo fim de semana...

Regular
Regular

Número de Mensagens : 295

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Seg Dez 14, 2009 8:31 am

Muito bom a luminária é muito show em!? Acho que a filtragem tá baixa mesmo, vc terá que comprar mais um nem que seja interno mesmo, em um plantado desse tamanho da para esconder um fácil!!

Abraço e sucesso, to acompanhando aqui (não esquece do solenóide lá em..)
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Seg Dez 14, 2009 1:00 pm

Eu tenho esse jebo que está tocando um outro aquário que vou desmontar...
A solenóide acho que vou comprar a da Fishstore mesmo Pablo!

Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Seg Dez 14, 2009 2:50 pm

Aeeee! Finalmente saindo do papel! Parabéns!

Impressionante!

Vai ficar muito bacana esse plantadão!

Não esquece de fazer seguro, só o que já tem investido aí, não é brincadeira, hehehe! Show essa luminária.

Eu não sei como é o movel por dentro, mas se eu tivesse um aquário desse porte não pensaria duas vezes e faria um sump dentro do móvel com 20% da capacidade do aquário com sistema de overflow (para não precisar furar os vidros) e uma bomba de recalque de 3000L/h. Teria muito espaço para filtragem e mídias e daria uma água em condições excelentes.

Boa sorte na montagem!

Abçs
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Seg Dez 14, 2009 6:40 pm

Lucas, vou analisar a idéia do sump, o móvel é dividido em três compartimentos, então eu teria que medir pra ver se cabe no do meio que é furado para a passagem das mangueiras do canister. Só o cilindro que teria que ir pra fora, mas quem sabe? O problema maior é qu eu não entendo patavina de como se deve montar um sump assim...
E eu não teria muita perda de CO2 com a queda da água para o sump?
Abraços!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Seg Dez 14, 2009 8:51 pm

Sump realmente seria o ideal.... se bem projetado não perde Co2 não...

Dylan, o que não falta são projetos de sump na net, é só pesquisar Very Happy

Se você não quiser furar o vidro pode fazer um sistema overflow como o Lucas disse. São muitas as opções.

Abçs

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Seg Dez 14, 2009 9:34 pm

Ok Miglio, vou dar uma pesquisada. Medindo o compartimento central do móvel cheguei a conclusão que, se eu quiser manter o cilindro dentro dele, dá pra fazer um sump de 30 x 40 x 45. Se o cilindro sair dá pra ser de 40 x 40 x 45.
Me surgiu uma dúvida, como se faz para evitar que a água que desce por gravidade transborde no sump? Nesse assunto eu sou totalmente leigo...
Ah, onde eu acho uma bomba de 3000 l/h???

Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Seg Dez 14, 2009 10:12 pm

Daniel,

não vai transbordar se tomar devidos cuidados, como por exemplo o cano de sucção da água não ficar muito fundo, aí quando faltar luz, só desce água pro sump até que o nível dela fique abaixo da entrada da água. É por isso que é bom o sump ter de reserva esse volume, assim quando faltar luz, digamos que o sump tenha de ter espaço para armazenar uns 3 cm de água do aquário.

Esse link tem um ótimo exemplo de overflow http://www.vitoriareef.com.br/forum/viewtopic.php?t=7999&postdays=0&postorder=asc&start=0

E como o Miglio disse, se for bem construido, a perda de CO2 vai ser igual a de qualquer filtro. Inclusive existem vários plantados do mestre Amano usando sump.

Quanto à bomba, existem vários modelos à venda aqui no Brasil, principalmente no Mercado Livre, mas se quiser um preço bem em conta, sugiro o Ebay.

Abçs!
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Seg Dez 14, 2009 11:32 pm

Valeu pelo link Lucas, bastante instutivo, estou me empolgando com essa história do sump, até já bolei algo por aqui. Não estou afim de esperar 30 dias pela entrega do E-Bay, estou pesquisando, se o sump for sair é pra logo Wink .
Você acha que essas medidas que eu citei seriam adequadas para o sump? Valeu mesmo pelas sugestões!

Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Seg Dez 14, 2009 11:52 pm

Daniel,

tem um vendedor do Ebay que manda bem rápido as bombas, pois como é mercadoria com certo valor agregado e peças frágeis, ele acaba mandando por priority que leva uns 5 dias pra chegar eu acho (o maior problema é o tempo de alfândega + entrega feito pelos Correios). Não lembro direito, mas acho que ele cobrava 30% do valor do produto de frete, mas saía bem em conta. Mais tarde te mando uma PM com o link do mesmo.

Quanto às medidas, se for 40 X 40 X 45 dá 72l = 22% do volume, acho que tá de bom tamanho, acredito que o maior problema vai ser dividir o espaço em 3 para filtragem mecanica, biologica e retorno, de forma que acondicione bem a bomba e que dê um bom espaço para a filtragem + reserva para eventuais apagões.

3 X 150 X 50 = 22.5l (não lembro se é 50 ou 45cm de profundidade, então calculei com o maior por segurança)

então o sump teria de ter uns 25l de margem de segurança, para que quando faltasse luz não transbordasse. Acho perfeitamente viável isso, já que precisaria só de 16cm de altura no sump para absorver isso, sobrando 29 cm para filtragem.

Aí precisaríamos da ajuda de alguém que entendesse de hidráulica para calcular se com a vazão da bomba de 3000l/h daria isso na coluna da água, mas que também pode ser ajustado colocando registros nos canos de entrada e saída do filtro.

Espero ter ajudado.

Abçs
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Ter Dez 15, 2009 12:04 am

Ajudou sim Lucas, muito obrigado pelas dicas! Vou esperar a PM, Valeu!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Ter Dez 15, 2009 12:06 am

Tem que ver também o tipo de bomba a ser usada....

Se for uma bomba de 3.000 l/h comum, vai perder muita vazão, chegando com uns 1.000 l/h efetivos.

Agora se for uma bomba de recalque de 3.000 l/h aí sim, não perde quase nada de vazão.

Abraços

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Ter Dez 15, 2009 12:09 am

Miglio que bomba você me indicaria? Rolling Eyes

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Ter Dez 15, 2009 12:14 am

Qualquer bomba de recalque acima de 2.000 l/h estaria de bom tamanho pro teu aquáro. Se for botar discos, eu aconselharia de 3.000 l/h pra cima.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Ter Dez 15, 2009 12:15 am

Tenho vontade de voltar aos discos mais tarde... melhor me garantir desde já... Wink

Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Ter Dez 15, 2009 12:21 am

PM enviada.

É melhor optar por bomba de recalque mesmo, apesar de serem mais caras, valem muito a pena. Usando bombas de circulação comuns perderia muuuuita vazão mesmo.

Abçs!
pablo_remista
Regular
Regular

Número de Mensagens : 295

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Qua Dez 16, 2009 11:45 am

Lucas B Minotto escreveu:
PM enviada.

É melhor optar por bomba de recalque mesmo, apesar de serem mais caras, valem muito a pena. Usando bombas de circulação comuns perderia muuuuita vazão mesmo.

Abçs!

Recalque mesmo Dylan proque eu já tive que gastar 2x usando bombas normais para subir água de um filtro DIY que eu fiz... a normal até travar tarva de vêz em quando...
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Qua Dez 16, 2009 12:24 pm

O Lucas me passou uns links legais e eu estou vendo como faço pra comprar a bomba.
Como vai demorar um pouco pra montar o sump estou pensando em montar o aquário nesse fim de semana e deixar com o canister por enquanto, o outro aquário está entupido de plantas que eu não tenho onde colocar....

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Qua Dez 16, 2009 8:23 pm

Gente, resolvi por mão a obra e comecei a montagem, fiz uma gambiarra pra substitur os canos do filtro usando umas mangueiras de silicone e umas ventosas compradas nas Oplima e resolvi montar o substrato. Seguem as fotos:

Colocando a laterita:

Segunda camada, húmus com areia:

Aquasolo:

Areia, já deu uma trabalhada no relevo também:

Primeira tentativa de layout, estou pensando em um triangular, deixando o lado direito livre:

E aí, o que acharam da disposição das pedras? Não coloquei mais pois a intenção é preencher com as plantastrabalhas as podas. A patroa está me enchendo o saco pra colocar o tronco que era do antigo plantado e mais pedras, mas eu prefiro assim.
Aguardo os palpites.

Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Qua Dez 16, 2009 9:25 pm

Dylan, uma dica, fazer um relevo na areia é ótimo para dar um senso de profundidade no Layout, mas a parte frontal deve ser sempre preferencialmente uma linha reta.

Abraço.

Convidado

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Qua Dez 16, 2009 9:29 pm

Gostei muito da disposição, só estou pensando se quando fechar com as plantas se as pedras não vão acabar sumindo. Talvez seja só impressão minha, pois como o aquário é bem comprido, acho que dá falsa impressão.

Show esse super substrato. Acho q com o tempo o aquasolo pode absorver nutrientes do humus e virar uma reserva nutritiva pras plantas.

O que o Dennis disse é importante, a parte frontal é bom ser plana pela questão da profundidade.

Abçs
Dylan
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Qua Dez 16, 2009 9:38 pm

Dennis, observando o aquário e a foto, realmente parece que a ondulação na frente compromete, vou dar uma acertada depois coloco outra foto.
Valeu Lucas, e o melhor do substrato é que eu já tinha tudo aqui em casa, não precisei gastar em nada. Ainda completei com umas bolotas da Azoo que eu tinha largadas por aqui, vamos ver se as plantas vão responder Wink .
Abraços!

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   Qui Dez 17, 2009 11:56 pm

Update, nivelei o substrato na frente, enchi e plantei as primeiras mudas:

A água ainda está turva mas já dá pra ver alguma coisa, o cilindro já está bombando, vamos ver como as plantas se desenvolvem.
Abraços!

MensagemAssunto: Re: Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!   

Projeto Plantado 330l - Finalmente em andamento!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» projeto de filtro sump em aquario plantado
» Aquário Plantado de Discus e Tetras (375L, 150x50x50)
» projeto para novo aquario plantado
» Finalmente meu primeiro aquário plantado
» Projeto Sump + idéias

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: