InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Ictio Marinho Conhecendo o Inimigo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Denis Cetera
Moderador
Moderador
avatar

Número de Mensagens : 1089
Idade : 40
Data de inscrição : 11/04/2008

MensagemAssunto: Ictio Marinho Conhecendo o Inimigo   Qui Abr 24, 2008 1:44 pm

"Como qualquer animal, as condições ambientais influenciam diretamente na correta manutenção do sistema imunológico dos peixes. Em situação de estresse, há uma maior facilidade para os patógenos se manifertarem ou se instalarem. A manutenção de boas condições amibentais é importante como processo profilático. Uma vez desencadeada a parasitose, devem ser iniciados imediatamente os processos terapêuticos.



Paracanthurus hepatus;

O íctio marinho é uma doença causada por um ciliado parasita obrigatório de peixes não específico chamado Cryptocaryon irritans. Este parasita é em muitos aspectos, semelhante ao Ichthyophthririus multifiliis que é o causador do íctio de água doce (ictiofitríase).

Os sintomas são idênticos aos da ictiofitríase, ou seja, há a formação de pontos brancos por toda a superfície do corpo do hospedeiro, incluindo-se as nadadeiras. Simultaneamente há aumento da produção de muco e em caso de parasitose intensa pode haver hemorragias localizadas.


Acanthurus japonicus apresentando os pontos brancos decorrentes de infecção por Cryptocaryon irritans. Observar a distribuição dos pontos que ocorrem em qualquer parte do corpo.

Em alguns casos pode-se observar a opacidade da córnea e emagrecimento dos hospedeiros por falta de apetite. A mortalidade associada à doença pode ser alta sobretudo em condições de cultivo devido à facilidade que o parasita encontra para se espalhar.

O diagnóstico efetua-se através de observação dos sintomas, devendo ser confirmado por análise miocroscópica de raspados de tegumento. A identificação do parasita é fácil devido à forma característica, à cobertura ciliar e à existência de grandes núcleos formados por quatro corpos esféricos que se agrupam em forma de ferradura.




Foto de cima: fotomicrografia em contraste de fase de Cryptocaryon irritans. Observar o núcleo característico e os cílios.;

O C. Irritans não apresenta especifidade parasitária, ou seja, infecta qualquer peixe sem distinção de espécie. Observam-se epizootias a temperaturas de mais de 19ºC. Tolera salinidades mínimas de 16 ppt (partes por mil). Sendo assim, está relacionado diretamente com a temperatura e salinidade da água.

Seu ciclo de vida é igual ao do Ichthyophthririus multifiliis como mostra a figura a seguir.


Ciclo de vida de Cryptocaryon irritans.


O tratamento recomendado para peixes em aquários é a colocação do indivíduo em um aquário com condições controladas para a erradicação do parasita que pode ser de várias maneiras.

Pode-se utilizar banhos terapêuticos com formalina/verde malaquita, redução da salinidade da água até 10 ppt durante 3 horas para matar o parasita na sua fase livrenatante ou mesmo um aquário com uma camada de 1 a 2 cm de areia fina que os trofontes utilizam como substrato durante sua divisão. Se a areia for trocada fazendo-se a aspiração de 3 em 3 dias, consegue-se eliminar os parasitas por remoção constante de suas formas em divisão."

um grande abraço.

texto Rodrigo Rios.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
André Cunha - AQUANORTE
Lojista
Lojista
avatar

Número de Mensagens : 638
Idade : 33
Data de inscrição : 23/05/2008

MensagemAssunto: Re: Ictio Marinho Conhecendo o Inimigo   Seg Set 22, 2008 5:52 pm

O ictio nos peixes marinhos é muuuito mais difícil de se tratar do que em peixes de água doce, porém, não é impossível.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.aquanorte.com.br
Dennis Quaresma
Administrador
avatar

Número de Mensagens : 1170
Data de inscrição : 01/08/2007

MensagemAssunto: Re: Ictio Marinho Conhecendo o Inimigo   Seg Set 22, 2008 11:05 pm

Se você tiver um aquário sem invertebrados, ou poder retirar-los por alguns dias basta usar um tratamento de redução de salinidade que resolve o problema.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://gpaquarismo.mrforum.net
André Cunha - AQUANORTE
Lojista
Lojista
avatar

Número de Mensagens : 638
Idade : 33
Data de inscrição : 23/05/2008

MensagemAssunto: Re: Ictio Marinho Conhecendo o Inimigo   Seg Set 22, 2008 11:12 pm

Este é o grande problema, a maioria das pessoas que tem aquários marinhos, tb possuem corais e invertebrados, muitas das vezes é quase impossível vc retirar o peixe do aquário e por esse motivo fica dificil o tratamento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.aquanorte.com.br
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Ictio Marinho Conhecendo o Inimigo   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Ictio Marinho Conhecendo o Inimigo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ictio Marinho
» Montagem de Aquário Marinho - SUMP
» Como montar um Aquário Marinho
» Aquário Marinho -110 lts-
» Novato querendo montar um aquario marinho

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Doenças, Prevenção e Tratamento.-
Ir para: