InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Luminárias de LED

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Glauter
Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Luminárias de LED   Sex Dez 18, 2009 3:44 pm

Pessoal estive lendo por ai, e existem algumas pessoas utilizando luminárias de led, tanto em aquarios de água doce ou marinho, e dizem estar sendo melhor que HQI e T5, e o consumo cai drasticamente com o uso delas!

Será que daria para fazermos uma luminárias destas com os leds que temos em casa de eletronica? pois a média é de 1w por cada led!

Segue abaixo um link com uns leds diferentes chamados de P7, e devem ser caro pra chuchu!

http://www.superled.com.br/zbxe/?document_srl=6963&mid=aquario

Esta luminária será o futuro da iluminação?
http://www.eco-lamps.com/aquarium_bluelight.htm
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Sex Dez 18, 2009 4:30 pm

Cara, a principal questão é ver quantos lumens cada LED emite, tem uns que são muito fraquinhos...

Abçs

Convidado

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Sex Dez 18, 2009 10:59 pm

Também ando com muita vontade de fazer uma luminária DIY com leds, pois além de terem uma iluminação potente, gastam menos energia, geram menos calor (ótimo pro nosso clima) e duram muito mais do que lâmpadas.

Se alguém souber da comercialização deles no comércio de Belém, como lá na Rua Frutuoso Guimarães, pode relatar aqui. Qualquer dia tenho de ir lá pra saber das novidades.

Ah, Glauter, se ainda não comprou a ventoinha pro aquário, se fores lá para o Comércio, poderias ver logo isso também, afinal as lojas que a vendem pode ser que tenham os leds também.

Abçs!
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Sab Dez 19, 2009 8:32 pm

Só montando pra ver... não achamos informações concretas sobre esses leds vendidos por aqui... Tenho vontade de testar, se funcionar, com certeza é bem superior aos sistemas convencionais...

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Dylan
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1901

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Sab Dez 19, 2009 9:21 pm

Lá na Tip tem vários tipos de led, só pesquisando pra ver se tem algum adequado, lá também vendem coolers, foi onde comprei os que adaptei na tampa do meu antigo aquário.

Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Dom Dez 20, 2009 10:35 am

Na TIP é mais caro, melhor pesquisar.

Pra se ter idéia, um cooler grande de 110v era uns R$ 40,00 lá, eu e o Rubem andamos por outras lojinhas e achamos por R$ 27,00. É só pesquisar Very Happy

Abraços

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Dom Dez 20, 2009 3:57 pm

olá amigos.....infelismente os Leds que compramos nessas lojas são de baixa potencia e não servem para iluminar aquarios , ja fiz varios testes e todos deram o mesmo resultado, por um motivo muito simples....POTENCIA....os Leds ultilizados em aquarios são de alta potencia e muito caros no nosso mercado hoje em dia.......os leds comuns que usamos para iluminação noturna , ou mesmo de varias cores tem 0,70 lumens cada led , ou seja , em uma luminaria de 60 leds vc terá 42 lumens de eficiencia luminosa , 120 leds = 84 lumens e por ai vai......só pra exemplificar....uma lampada compacta de 20 watts possui em média 900 lumens , com esse exemplo fica claro a ineficácia dos leds comuns.........agora existe a possibilidade dos leds de alta potencia, aqui em são paulo está a venda um led de 3 watts que corresponde a 260 lumens , custa em média R$ 50,00 reais , ja vem com rosca para adaptar na luminaria , o problema é que para eu chegar aos mesmos 900 lumens de 1 compacta, vou gastar R$ 200,00 reais.......mais porque eles são tão populares lá fora?......economia ,a durabilidade de um Led é infinitamente maior do que qualquer iluminação hoje em dia , só pra ter uma ideia , uma luminaria de leds hoje depois de 10 anos de uso perde apenas 15 % de sua potencia , ou seja , dura muito , muito mesmo......mais acredito que futuramente essa técnologia vai baixar de preço e se tornar febre.....grande abraço.
Ver perfil do usuário
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Qua Dez 23, 2009 1:21 am

Bom pessoal, estava vendo algumas coisa no forum reef coorner!

E achei estes dois tópicos um está em inglés e o outro em português, e tem 2 projetos DIY e bastante coisas para se ler e dá para fazer as luminárias com um led chamado: LED Superflux Branco custam R$ 3,85 cada neste site: http://www.eccel.com.br/bazaar/eccel_product.asp?p_prod_id=1358&p_categoria=LED%20SuperFlux e dão uma iluminação boa segundo este modelo de DIY aqui!

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?s=&threadid=1587273

este outro modelo de DIY:
http://www.reefcorner.org/content.asp?/forum/topic.asp?TOPIC_ID=105761
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Qua Dez 23, 2009 10:30 am

Muito bacana esses projetos!

O do gringo então...incrivel a facilidade que o pessoal de fora tem para encontrar essas coisas em sua própria cidade, principalmente se for americano. Lá impera o Faça-Você-Mesmo, têm lojas só para isso. Fora as coisas que existem no Ebay, a maioria dos vendedores são americanos.

Achei o LED à venda na loja brazuca muito fraco. O ideal seria aquele da loja gringa de 430 lumens!

Tenta perguntar pro cara da reef corner onde ele comprou o LED de 18mil mcd.

Estou muito interessado em desenvolver uma luminária led também. Já aproveito para tirar o pó do ferro de solda e do multímetro.

Abçs!
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Qua Dez 23, 2009 11:20 am

muito bacana o projeto realmente o cara conhece muuuuuuuito de DIY , ficou muito show mesmo a luminaria ...........mais vamos analisar juntos pra ver se valeu a pena.........o Led ultilizado é o de auto-brilho ,18000 mcd ,esse led tem aproximadamente 4,2 lumens......isso quer dizer que a luminária com 100 leds vai ter 420 lumens o cara teve todo esse trabalho ,pra fazer uma luminaria com 420 lumens de potencia , no outro projeto do link , ele fez com 600 leds , ou seja , 2520 lumens aproximadamente ....lembrando que uma lampada compacta de 20 watts tem em média 900 lumens........se eu fosse fazer uma de 100 leds , gastaria 385,00 reais , e a de 600 Leds R$ 2310,00 isso o led custando R$ 3,85 cada.......no link o cara fala que comprou no Ebay os Leds ,lá custam centavos de dollar , mais mesmo assim , ainda não vale a pena, o que estou querendo dizer com isso , é que não basta ser bonito ,tem que ser funcional .........no outro link que o Glauter postou , tem um Led lá muito interessante com 430 lumens que custa $30,00
dolares , ou seja, R$ 55,00 reais fora o frete ,esse sim valeria a pena se o cara tiver grana pra investir.......agora só mais um exemplo para ajudar em nossas contas.....em um aquario plantado de 50 x 40 x 30 = 60 litros , como sabemos ,o minimo em lumens para mante-lo saudavel é de 2700 lm ..........grande abraço.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Qua Dez 23, 2009 11:40 am

Hoje em dia ainda não vale a pena iluminação por leds para aquários plantados, a não ser que seja um micro-nano plantado Very Happy

Pra aquários não-plantados (como os meus) talvez seja mais viável.

Abraços

Convidado

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Qua Dez 23, 2009 11:44 am

Grande Cetera...

uma dúvida: onde consigo essa relação lumens / litro? Se pegarmos o exemplo da lampada de 20W teriamos 45 lumens / W / Litro, certo?

Se for isso, num aquário de 100L teríamos de ter 4.500 lumens, usando aquele led de 430 lumens, seriam necessários 11 leds = 11X 26.70 = US$ 293.70 + frete.

É uma tecnologia cara por enquanto, mas acho que compensa no longo prazo, afinal, não teríamos de trocar os leds a cada 6 meses, como ocorre com as lâmpadas tubulares T8. Fora a economia de energia e o fato de gerar menos calor. E ainda tem a ditribuição do foco de luz, que nos leds é de 45° e não 360º como nas tubulares e compactas.

Por isso me pergunto, será se a relação de lumens das compactas e tubulares deve ser usada em comparação com os leds? Afinal o aproveitamento luminoso dos leds é muito maior do que das lâmpadas.

Não estou querendo discordar de ti, Cetera, apenas achei interessante levantar esse questionamento.

Abçs
Glauter
Colaborador
Colaborador

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Qua Dez 23, 2009 12:22 pm

Pessoal me confirme se eu estiver errado!

1000 Mcd = 0.478 lumens

Neste link abaixo o cara vende 300 Super Led 5mm Branco de alto brilho com 25000mcd, que representa 325 lumens cada! por um valor de R$129,00 e o cara já vende a bastante tempo no ML!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-123605344-300-pecas-super-led-5mm-branco-de-alto-brilho-25000mcd-_JM

Usando esta calculadora de MCD / Lumens se dá 1000 Mcd = 0.478 lumens
http://led.linear1.org/lumen.wiz

então 25000 Mcd = 11.957 lumens

Cada LED deste sai a R$ 0,43!

E seguindo o raciocínio do Lucas precisariamos para 100 litros de 4.500 lumens que representaria 377 LED destes!

Acho que é isso pessoal haja conta hehehehe!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Qua Dez 23, 2009 1:06 pm

fala meu amigo.......Lucas eu acho exelente seu questionamento , até porque estamos todos tentando achar uma proposta interessante pra viabilizar esse projeto.....eu tambem gostaria muito de fazer uma luminaria com Leds ,ou achar uma forma mais barata que todos possam fazer..................mais vamos aos questionamentos...........em relação a proporção Lumen/Litro é muito simples.....como normalmente utilizamos 1 watt por litro(como referencia) como minimo para um plantado , utilizando 3 compactas de 20 watts temos 1watt litro = 45 lumens , ou seja, perfeito o seu raciocinio , isso vale para aquarios de agua doce...........quando a questão for para aquario marinho , vc deve utilizar uma formula um pouquinho mais complexa que seria : E = Eh h x e = I x A x 3 i=1 , como os animais marinhos estão em diversas profundidades , a formula normalmente possui 3 fatores em Lux para achar-mos os Lumens são eles: 7000 lux , 10000 lux , 15000 lux........como não quero fugir do tema do tópico , prometo que na sala de marinhos , detalharei essa formula que é muito importante para escolher as variedades certas de corais e se serão Soft , LPS ou SPS ........estou apenas demostrando parcialmente para efeito de informação............em relação a comparação das lampadas e seus respectivos lumens em em relação aos Leds..................... a comparação pode ser feita sem problemas,desde que a potencia ou o fluxo luminoso comparado não seja variavel........agora vc levantou uma questão muito importante em relação aos Leds .......o Angulo...um led de 10.000mcd a 20º é mais potente que outro de 10.000mcd a 10º . E note que ambos tem 10.000mcd. Outro exemplo: um led de 50.000mcd a 55º é 3 vezes mais potente que outro de 135.000mcd a 12º , ..........grande abraço.
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Qua Dez 23, 2009 1:22 pm

grande Glauter.......amigo vamos lá então.....
1000 mcd = 0,47 lumens certo?........então 25000 é igual a 11,75 lumens ,.......isso quer dizer que pra chegar a 4500 lumens vamos precisar de 383 leds de 25000 mcd ,bem isso quer dizer que vamos gastar 164,00 reais , agoraaaaaaaa deu pra animar.......abraço
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Qua Dez 23, 2009 3:11 pm

E o trabalho pra ligar todos os 383 leds em série??? ehehehehehe.... não quero nem imaginar!!!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Qua Dez 23, 2009 8:54 pm

ZZZZzzzzzZZZZZzzzzzZZZZZzzzzzzzz...

Ãhnn?!!??? Como???
Acho que gazetei essa aula... Laughing

Eu até endosso ajudar a montar uma luminária dessas, desde que alguém faça os cálculos... heuehueheuehe

Cool
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Qui Dez 24, 2009 11:34 am

Oi pessoal, essa discussão é muito interessante, eu estava preparando um Post explicando várias coisas, porém me deparei com alguns conceitos novos para mim, vou estudar mais o assunto e depois posto aqui.

Abraço.

Convidado

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Dom Dez 27, 2009 12:35 am

Acho que nossos amigos Cetera/Pablo podiam dar uma "mãozinha"...como sabem, Belém é uma vergonha em relação a componentes eletrônicos disponíveis à venda. Saindo daquilo que atende Radio/TV/Telefone, fica muito dificil encontrar componentes diferentes. Com os leds não é diferente.

Acredito que na Sta Ifigênia existam algumas lojas que já disponham dos Leds super-brilho. Quero ver agora um dos nossos companheiros que moram em Sampa encarar o desafio de ir lá procurar, hehehe. Haja coragem e paciência para ir lá procurar! Ao menos não é uma 25 de março em véspera de natal...

Abçs!

Última edição por Lucas B Minotto em Dom Dez 27, 2009 10:40 pm, editado 1 vez(es)
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Dom Dez 27, 2009 9:55 pm

Aqui em Belém tem a Frutuoso (Santa Ifigênia dos pobres) eueuhauhue Very Happy

Convidado

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Dom Dez 27, 2009 10:40 pm

Quem dera tivesse na frutuoso 1/3 do que tem na Sta. Ifigênia...
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Dom Dez 27, 2009 10:42 pm

Talvez tenha 1/10 Very Happy

Convidado

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Dom Dez 27, 2009 10:45 pm

Bom, encontrei essa loja na internet, que fica na rua da Santa...alguém afim de ajudar a encontrar algum led que preste pra ser usado em aquários?

Abçs
Denis Cetera
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Seg Dez 28, 2009 9:49 am

opa to dentro , mais qual é a loja Lucas?......abraço
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   Seg Dez 28, 2009 10:23 am

Vamos esclarecer alguns conceitos para podermos discutir melhor.

Pelo que eu aprendi, Potência é uma grandeza física que determina o quanto de energia uma máquina consome ou gera por unidade de tempo. Ou seja, no caso dos LEDs, quanto de energia ele gasta por segundo ou hora. Uma unidade amplamente utilizada é o w.

Eficiência Luminosa, que é a característica que mais interessa aos aquaristas, é uma medida de quanta Energia Luminosa (lumens) a lâmpada consegue produzir por unidade de Energia, a unidade seria Lumens/w ou Lm/w

Uma lâmpada mais eficiente, seria a que tivesse mais lumens por unidade de W, porque geraria mais Lumens gastando menos energia.

Agora para efeito de comparação, vamos utilizar como padrão um aquário de 100 Litros.

Para podermos atingir 1 w/l precisaríamos utilizar 100w de iluminação, mas como já disse antes, 100w é apenas a energia que o sistema de iluminação irá consumir, o que nos interessa é a energia luminosa que será fornecida por ele, e para isso precisamos descobrir qual a eficiência luminosa das lâmpadas.

Pegando esta página como referência, obtemos a informação de que uma lâmpada de 25w com Temperatura de cor de 6400K tem eficiência energética de 60 Lm/w

Fazendo as contas, cada lâmpada de 25w nos fornece 1500 Lumens.

60x25 = 1500

Como iremos utilizar 4 lâmpadas de 25w para atingir os 100w necessários, teremos no total 6000 Lm

Esses 6000 Lm é o que chamamos de Fluxo Luminoso.

Agora que já sabemos o Fluxo Luminoso necessário para o nosso aquário de 100l, vamos converter isso para a utilização dos LEDs.

Pelo que o Glauter disse, cada LED do anúncio do ML emite um Fluxo Luminoso de 11.957 Lm.

Dividindo então o nosso Fluxo Luminoso total requerido pelo sistema, pelo Fluxo unitário de cada Led...

6000/11.957 = 501.79 LEDs.

... chegamos na conclusão de que precisaríamos de 500 Leds aproximadamente para atingir o mesmo Fluxo referente às 4 lâmpadas de 25w.

Inviável, não? A solução seria usar Leds de maior Fluxo Luminoso, diminuindo a quantidade total necessária.

E somente à título de informação, existem mais dois conceitos relacionados aos Leds, mas de menos importância para nós aquaristas, o Ângulo de emissão e a Intensidade luminosa.

O Led, diferentemente das lâmpadas fluorescentes, não ilumina em 360°, seu feixe é direcionado, o ângulo de abertura desse feixe é chamado de ângulo de emissão.

O ângulo de emissão influencia na intensidade luminosa, que é medida em Candelas, o Mcd citado pelo Glauter, um exemplo:

Para um mesmo Led de Fluxo luminoso constante, à medida que o ângulo de emissão diminui a intensidade luminosa aumenta, porque o feixe fica mais concentrado. Deu pra entender?

Porém o que nos interessa, que é a energia disponibilizada pelo Led, não se altera, ele apenas ilumina mais intensamente.

A minha conclusão é de que ainda é inviável utilizar a iluminação Led, precisamos de Leds de alto Fluxo luminoso à preços mais em conta, o que ainda não é um realidade, mas vamos ficar no aguardo.

Desculpem pelo texto longo e espero que seja útil para todos.

Abraços.

MensagemAssunto: Re: Luminárias de LED   

Luminárias de LED
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Luminária para aquário - FVM
» Luminária LED
» Luminária para aquário "FVM"
» Tratamento de bactérias
» Página Internet dedicada às aves migratórias Portuguesas