InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Filtragem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Renan Rn
Regular
Regular

Número de Mensagens : 184

MensagemAssunto: Filtragem   Sex Dez 18, 2009 11:53 pm

Boa noite pessoal
Como alguns devem saber, estou com meu aquário de 180l ciclando faz 25 dias, e minha filtragem é de um filtro externo 750L/H, e eu tenho uma bomba submersa de 500 l/H, e como vou criar kinguios queria usar essas bomba submersa e aproveitar para fazer um filtro para ajudar na filtragem que como vocês devem saber kinguios são MUITO sujões. Então gostaria de saber se vocÊs sabem de algum filtro caseiro FACIL de fazer, por que os que eu vi na internet são muito dificeis e não entendo nada de encanamentos =/ por favor me ajudem =p
Ver perfil do usuário
Rodrigo Menezes
Regular
Regular

Número de Mensagens : 445

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Sab Dez 19, 2009 12:04 am

fala renan, cara tem um filtro que o Miglio fez com um pote de leite muito bom ai oh...ta aqui no forum mesmo.
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Sab Dez 19, 2009 12:05 am

Link do filtro do Miglio

http://gpaquarismo.mrforum.net/aquarismo-doce-em-geral-f1/canister-1000l-h-diy-pote-de-leite-t754.htm

Hoje em dia a bomba fica dentro do aquário empurrando a água pro filtro.

Por sinal, excelente filtragem!
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Sab Dez 19, 2009 10:10 am

Tem um mais simples??? esse é muito complicado, eu não entendo nada dessas coisas gente =/ ps: Lucas não vai extressar
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

Número de Mensagens : 185

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Sab Dez 19, 2009 11:06 am

" ps: Lucas não vai extressar". AHuHAuhAUhUAhuHAuhAUhAU.....

eee Renan. olha ai.. ve se tem algum q te agrada: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=167.....
Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Sab Dez 19, 2009 11:33 am

victor eu já tinha visto esse tópico =p é tudo muito bonito, tudo muito lindo mais não entendi nenhum =/ eu to pensando em criar um filtro
Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Sab Dez 19, 2009 5:18 pm

gente, eu já sei como vou fazer meu filtro =p
eu vou usar um pote, pregar a bomba na tampa e por dentro do pote ceramica, perlon e um saquinho de carvão ativado. O que vocês acham? sei que a ideia do Lucas é 1000 vezes melhor, mas como eu não sei mecher com esses equipamentos esse sistema que eu vou fazer a chance de erro é menor =p o que vocês acham?
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Sab Dez 19, 2009 7:39 pm

Existem filtros internos muito simples de se fazer... até com garrafa pet...
O problema é que fica feio dentro do aqua... vê se pede uma ajuda pra alguém com mais experiencia, estuda mais um pouquinho que você monta com certeza um filtro bacana...
Esses projetos FVM você tem que colocar a mão na massa, senao nao aprende... comece com coisas simples, pois falhas sempre acontecerão no meio do caminho... qualquer dúvida é só perguntar!!!

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Dom Dez 20, 2009 2:09 pm

Falou o Rei do DIY , é isso ai Renan , mão na massa , abraço.
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Dom Dez 20, 2009 2:48 pm

Renan, pra quem não tem experiência qualquer filtro DIY vai parecer complicado, escolha um projeto simples e seja feliz.

Você se importa do filtro ser interno? Geralmente são mais fáceis de se fazer.

Abraços

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Dom Dez 20, 2009 10:27 pm

Miglio eu não me importo não, e esse filtro é só para auxiliar o filtro externo que é de 750L/H, eu já até escolhi o qual vou fazer, depois se der posto uma foto de como fico =p
Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Seg Dez 21, 2009 10:38 pm

pessoal oq vcs acham da filtragem com placa biologica ao fundo, carvão ativado e bomba compressora de bolha?
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Seg Dez 21, 2009 10:51 pm

Eu acho totalmente ultrapassado, além do que você já tem um filtro externo e planeja fazer um DIY, isso já é bom o suficiente.

Abraço.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Seg Dez 21, 2009 10:53 pm

mas ele funciona bem? dá problemas? é que uma vendedora daqui da cidade que me falou muito bem dessa filtragem
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Seg Dez 21, 2009 11:26 pm

Com certeza ela falou, quer vender, não é?

A filtragem biológica de fundo é completamente obsoleta, imaginemos um sistema onde idealmente queremos retirar dejetos, restos de ração, partículas de sujeira do ambiente para que, fora de contato com a água, não possam se decompor em compostos tóxicos. Essa é a idéia da filtragem, certo?

Agora pense em um sistema onde toda essa matéria fica acumulada no fundo do aquário, embaixo das placas, ainda em contato com o sistema, sim, talvez com algumas maneiras de limpar, mas de uma maneira nada prática e sem garantia de eficiência. Se a sujeira ainda está em contato com o sistema, qual a eficiência à longo prazo?

Da mesma forma que qualquer tipo de filtragem convencional para aquários de água doce é completamente ineficiente sem uma boa manutenção periódica, a idéia em relação à filtragem mecânica é:

Todas as horas que o filtro está rodando, ele está apenas acumulando a sujeira em algum lugar onde ela seja facilmente retirada, e é aí que entra a manutenção, e é aí que ocorre a filtragem mecânica.

Abraços.

Regular
Regular

Número de Mensagens : 420

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Ter Dez 22, 2009 1:11 am

Quer uma boa filtragem de fundo??
1_ filtro submerso conectado a tubos furados por baixo do substrato, cada segmento de tubo a 75 cents no centrão. Em três anos o substrato vai estar tão bem que não precisará de fertilizantes nem humus e a possibilidade de sulfetos na água descartada!! Esquece o filtro biológico de fundo, muita gordura acumulada!!
2- Como alternativa podes colocar tubo de pvc furado na base como um cifão onde dentro podes colocar qualquer elemento filtrante e nele colar com silicone a bomba submersa, vai saturar mas funciona.
3- Barato - uma alternativa bem barata e que serve de areação de substrato podes usar a simples bomba de ar com mangueiras e pedras porosas metidas no substrato, menos eficiente e antigo!!
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Ter Dez 22, 2009 1:41 am

Mauro, vamos discutir mais detalhadamente as tuas colocações.

Primeiramente eu tenho algumas perguntas à fazer:

1. Como exatamente a simples circulação de água pelo substrato tornará o mesmo fértil?

2. Como vai resolver o problema da saturação do PVC? Não se espera que um sistema de filtragem tenha data de validade, certo?

3. Parece que as 3 soluções se baseiam na aeração do substrato, de que modo isso afeta na filtragem do aquário?

E uma Observação:

Três anos é tempo demais para esperar que o substrato se torne fértil, não? Principalmente se levarmos em consideração de que não poderemos utilizar fertilizantes como o húmus durante esse tempo. Na verdade, poucos aquário que nós montamos chegam à três anos de vida, geralmente desmontamos para dar lugar à outro aquário ou outra montagem no mesmo aquário.

Abraço.

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Ter Dez 22, 2009 2:00 am

(Rataj e Horeman, 1977;Walsted, 1999)
1- Aquarium Plants Their Identification Cultivation and Ecology
2-Ecology_of_the_Planted_Aquarium_A_Practical_Manual_and_Scientific_Treatise_for_the_Home_Aquarist
Meu aqua tem 3 anos e nao pretendo desmonta-lo!
Abç!
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Ter Dez 22, 2009 2:54 am

O uso do FBF é muito controverso, e na minha opnião o que aconteceu foram as pessoas que esqueceram como usar esse sistema corretamente.
É um sistema antigo e ultrapassado pelas novas tecnologias, mas não quer dizer que não funcione... pelo contrário, existem muitos prós dependendo da indicação...
Para funcionar corretamente e eficazmente a montagem de um FBF segue alguns critérios...

Para quem quiser se informar mais...
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=48762&postdays=0&postorder=asc&start=0
Ver perfil do usuário
Mauro
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Ter Dez 22, 2009 3:10 am

Fixação de riccia!! É um exemplo de uso de FBF!!
Abç!
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Ter Dez 22, 2009 8:14 am

concordo com o Rubem , a questão é saber usar , e ter em mente que é um filtro muito limitado , só indico pra aquaristas com grande experiencia , aqui por exemplo conheço "feras" que ultilizam esse filtro , inclusive em marinho....um detalhe que me chamou a atenção é que eles sinfonam os detritos do filtro semanalmente e não mensalmente , isso evita e muito o acumulo de sujeira , um outro detalhe , esse filtro funciona muito bem para peixes de pequeno porte , nunca médio e grande porte , pelo menos é o que notei nos aquarios desses amigos aqui.......mais como disse , é um filtro que limita muito uma montagem , principalmente de um plantado.....não tem como manter só ricia num plantado , e as outras plantas? nãoteriam que ter inicialmente substrato fertil? eu acredito ser impossivel para um iniciante manter esse filtro bom um bom tempo saudável , por isso Renan a sugestão que te dou é que esqueça a ideia de mante-lo , normalmente muitos logistas indicam esse filtro , por que muitas das vezes é o unico que eles tem disponivel....grande abraço
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Ter Dez 22, 2009 11:36 am

Não sou tão radicalmente contra como o Dennis e nem tão a favor como o Mauro, fico no meio termo, como o Rubem e o Cetera. Sabendo usar, pode se tornar uma bela ajuda na filtragem.

Exemplo: fazendo um furo no fundo do aquario, com um registro, fazendo a água cair para um filtro de grande porte (vedado) como um super canister DIY. Formaria uma colônia e tanto nas placas e substrato, e os dejetos não se acumulariam no fundo do aqua. Vi esse sistema em um aquário de 1.700 litros, ficou excelente.

Mas como não é o caso do Renan, eu não o aconselharia a usar FBF. Talvez um FBM seria bem melhor pra ele acoplar na sumbersa.

Abraços

Colaborador
Colaborador

Número de Mensagens : 692

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Ter Dez 22, 2009 12:02 pm

Bom eu particularmente nunca que iria de FBF! Sem condições!

Com nossa tecnologia atual concerteza tem filtros melhores, e mais fáceis de se fazer manutenção!

Com relação ao DIY Renan sempre aprendemos com nossos erros, e temos que tentar, quebrar a cara, acertar e depois ter sucesso!

Eu sempre fui assim, quando não sabia fazer algo ia lá no pai dos burros " GOOGLE" procurava e fazia da maneira certa!

Tudo na vida se aprende com acertos e erros, então meta a mão na massa meu amigo, e faça seu projeto DIY mas sempre pensando que vai dar certo que aí já é 50% do caminho andado hehehe!
Ver perfil do usuário
Renan Rn
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Qua Dez 23, 2009 9:18 am

pessoal terminei o filtro =S
fico meio torto, kkkkkkkk
mas ta funcionando legal, eu coloquei umas 8 camadas de perlom com carvão ativado e coloquei uns pedaços de tijolo =S

vlw pela ajuda gente =D
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Filtragem   Qua Dez 23, 2009 10:18 am

Posta fotos Very Happy

MensagemAssunto: Re: Filtragem   

Filtragem
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Filtragem com Plantas
» Algae Turf Scrubber - ATF (filtragem com algas!)
» Filtragem UV
» O processo de Filtragem e Ciclagem
» [Artigo] Filtragem ideal para Aquários

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Aquarismo Doce em Geral-
Ir para: