InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Dúvida sobre aquário plantado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Witnk
Alevino
Alevino

Número de Mensagens : 5

MensagemAssunto: Dúvida sobre aquário plantado   Sex Jan 01, 2010 2:57 pm

Olá a todos, meu nome é Willian e acabei de me cadastrar! =D
Bom, possuo algumas dúvidas sobre aquário plantado e resolvi tirar estas dúvidas aqui, pois nunca tive um aquário plantado, apenas c/ elódeas e musgos de java.

Informações do futuro aquário:

Tamanho: 62 comp, 39,5 larg, 31,5 alt = +/- 77 L brutos, 66 L livre.
Iluminação: 2 lampadas fluorescentes de 20 W.
Filtro: Externo Atman HF0300
A fauna será: 1 casal de apistogramas cacautoides
3 limpa vidros
A flora: ainda estou escolhendo, mas apenas sei q ñ quero plantas muito exigentes.

As minhas dúvidas são:
O substrato fértil que irei usar é composto por húmus, laterita e fertilizante NPK, vendido neste site (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-117482705-substratos-para-aquarios-plantados-com-fertilizante-basacote-_JM, será que se eu usar 2 Kg deste substrato será o suficiente? E quais tipos de areia posso usar como camada inerte? Existe alguma restrição?
Os testes de nitrito, pH, amonia, KH, irei usar da alcon, são bons?
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Sex Jan 01, 2010 4:12 pm

olá amigo seja bem vindo.......bem eu acredito que 2 kilos sejam suficientes sim , eu nunca usei esse substrato , mais alguns amigos aqui em são paulo ja usaram e deram boas referencias , então acredito que o produto deva ser bom........a camada inerte pode ser com qualquer tipo de areia neutra com granulometria de 2 a 3 mm , a altura da camada inerte pode ser de 5 cms..........os testes da Alcon atualmente são bons , espero que continuem assim.......grande abraço
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Sex Jan 01, 2010 4:29 pm

Isso mesmo, faça como o Cetera disse... e use plantas pouco exigentes mesmo pois sua iluminação está bem branda..

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Witnk
Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Sex Jan 01, 2010 6:59 pm

Então irei usar este substrato fértil mesmo, e existe algum substrato, para camada inerte, de cor preta? q ñ altere o pH, pois axei um, basalto, mas, altera o pH, deixa ele alcalino.
E a flora eu escolhi algumas já, são:
Eleocharis parvula
Hygrophila difformis
Hygrophila polysperma (talvez)
Microsorum pteropus
Cabomba caroliana
Musgo de Java

Estes, são fáceis o cultivo, ñ são? E, mais uma dúvida, eu irei talvez usar um vaso de barro p/ enfeitar, ele irá alterar o pH?
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Sex Jan 01, 2010 7:23 pm

Cara, até onde eu sei o basalto não influencia no ph, como não tenho experiência com o mesmo deixo para os outros se manifestarem.
Com a iluminação que você vai usar creio que as higrophilas tenderão a "depenar" as folhas da parte inferior do caule com o tempo (não lembro o nome do processo mas acho que é "estiolar"), e as cabombas tendem a soltar aquelas folhinhas e podem comprometer a saude do sistema.
Quanto ao vaso você precisar testar antes em um balde de agua ou coisa parecida para ver se ele irá influenciar no ph com o tempo.

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
Witnk
Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Sex Jan 01, 2010 7:51 pm

Rubem, 0,55 w p/ litro, ñ está bom p/ estas plantas? Bom, ainda ñ comprei as lampadas e a calha, será q tem algum DIY, q eu consiga colocar 3 lampadas fluorescentes, pois assim, irei conseguir colocar estas plantas ñ?
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Sex Jan 01, 2010 8:13 pm

Para estas plantas com certeza... apenas citei pois já aconteceu isto comigo quando tive higrofilas no aquario... talvez seja até o caso de podar tirar a parte inferior e replantar os ponteiros que são mais bonitos...
E cabombas nunca consegui manter por muito tempo, talvez nem sejam muito dependentes de iluminação, mas de co2...
Andei lendo ainda esses dias que tem gente cultivando Hemianthus "cuba" com 0,5, 0,7w/l... dando enfase na fertilização liquida com micro, macronutrientes e ferro e injeção de co2.

Abraço!!!!
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Sex Jan 01, 2010 11:02 pm

Rubem Dias escreveu:
...tem gente cultivando Hemianthus "cuba" com 0,5, 0,7w/l... dando enfase na fertilização liquida com micro, macronutrientes e ferro e injeção de co2.

Acho que vou iniciar um teste por aqui para testar essa possibilidade. Só me pergunto se crescem com a mesma velocidade e vigor de quando estão sob 2w/l.

Abçs
Witnk
Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Sab Jan 02, 2010 6:30 pm

Hmm... certo, irei aumentar minha iluminação, 60 w ta bom? E irei usar CO2, como neste site: http://www.plantasdeaquario.com/difusorco2.htm, mas eu ñ axei garrafas de 2,5 L e 1 L, então irei usar garrafas de 2L e 600mL, então, a receita será a mesma? ou terei q usar menos da receita?
Ver perfil do usuário
Denis Cetera
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1089

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Dom Jan 03, 2010 4:17 am

pode usar a mesma quantidade de elementos......só não esqueça que a garrafa de 2 litros onde vai a mistura , não pode ficar cheia demais ok?, grande abraço
Ver perfil do usuário
Witnk
Alevino
Alevino

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Dom Jan 03, 2010 3:50 pm

Ok, fiz agora a minha receita, para ver como é q fica, pois nunca usei CO2. Bom, eu acho que eu mesmo irei fazer meu filtro, então, surgiu-me uma dúvida, em um aquário plantado se usa carvão ativado?
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Dom Jan 03, 2010 5:16 pm

Witnk,

A única coisa que deve ser alterada nessa receita é a quantidade de água. de 2 litros para 1,5 litros, a mistura nunca deve preencher toda a garrafa.

Abraço.

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Dom Jan 03, 2010 8:20 pm

Witnk escreveu:
existe algum substrato, para camada inerte, de cor preta? q ñ altere o pH, pois axei um, basalto, mas, altera o pH, deixa ele alcalino.

Tem o aquasolo preto que o alex vende, se não quiser ir em outeiro, pode comprar um pouco mais caro na aquanorte.

Abraços

Regular
Regular

Número de Mensagens : 295

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Seg Jan 04, 2010 9:47 am

Witnk escreveu:
Ok, fiz agora a minha receita, para ver como é q fica, pois nunca usei CO2. Bom, eu acho que eu mesmo irei fazer meu filtro, então, surgiu-me uma dúvida, em um aquário plantado se usa carvão ativado?

Witnk eu tenho usado basalto granulação 2 em uma montagem minha e isola legal e é da cor preta como vc quer (é barato), quanto ao carvão ativo vai depender da qualidade da água, pois ele é para tirar Metais Pesados, Odores, Coloração ou Turvação, Cloro, Remédios, Excessos de Suplementos etc. então não é regra eu não estou utilizando em dois dos meus aquários porém acho que é mais prudente utilizar sim, nem que seja de vez em quando, hoje em dia já existem elementos mais evoluídos que o carvão como por exemplo o Purigem da Seachem que não comprometem a estabilidade do aquário e mantém os nutrientes em ordem sem acréscimo de amônia ou algo maléfico.

Abraços,

Última edição por pablo_remista em Seg Jan 04, 2010 3:41 pm, editado 1 vez(es)
Ver perfil do usuário
Dennis Quaresma
Administrador

Número de Mensagens : 1170

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   Seg Jan 04, 2010 1:59 pm

Não acho necessário utilizar carvão ativado em aquários plantados, pra falar a verdade, acredito que com boa manutenção nem em qualquer tipo de aquário doce, com exceção em ocasiões especiais. Nunca utilizei e nunca tive problemas.

Abraços.

MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre aquário plantado   

Dúvida sobre aquário plantado
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Aquário Plantado com Corydoras e outros
» Aquário Plantado - Primeira Poda - 12/11/11
» Finalmente meu primeiro aquário plantado
» Plantas: tempo de vida em aquário sem substrato fertil
» Aquário Plantado de Discus e Tetras (375L, 150x50x50)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Listas de Discussões :: Plantas Aquáticas e Aquarismo Plantado-
Ir para: