InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

qua marinho. 6º e 7º vidro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Dusoarez
Regular
Regular

Número de Mensagens : 290

MensagemAssunto: qua marinho. 6º e 7º vidro   Seg Jan 11, 2010 12:38 pm

amigos,

já defini o tamanho que meu aqua, terá 120X50X60.

Agora, desconheço aqui em Belém profissionais que confeccionem aquários marinhos usando o sistema de 6º e 7º vidro, no qual o 6º vidro serve para a queda d'água para o sump e o 7º é o ladrão.

Creio que aqui em Belém, ainda sejam fabricados aquários com aqueles tubos para descida enfiados no vidro de baixo ou aquele tubo enorme no vidro de traz, o que particularmente, considero horrível esteticamente.

Alguém aqui, saberia se existe um profissional em nossa cidade que conheça esse sistema?

Segue uma foto abaixo para dar ideia do que estou falando.

Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Ter Jan 12, 2010 11:10 am

Acredito que, fazendo o projeto e levando nas lojas, eles façam de boa. Admito que nunca vi esse sistema de queda da água para sump. Ele lembra muito aquela sapata, que tem um aspecto horrivel e manutenção impossivel. Aliás, considero (opinião pessoal) esse sistema apresentado, apesar de ter estética melhor que a da sapata, de manutenção precária também, pois, já imaginou se algo fica emperrado entre esses vidros? Fora a sujeira que deve acumular com o tempo. Como faz para limpar?

Não querendo desanimar tua idéia, ainda acho melhor um sistema de overflow, é pratico, nao precisa furar os vidros e, fazendo uso adequado da decoração do aquário, é facílimo de esconder a parte interna.

Dá uma olhada aqui que tem um modelo muito bom de overflow, claro, são necessárias as devidas adaptações.

Aí vê qual sistema tu achas mais viável.

Abçs
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Ter Jan 12, 2010 11:21 am

Lucas, sapata que tu diz eh aquele sistema de bota? Com o furo no fundo do aqua??

Bom eu achava melhor fazer um furo atrás mesmo, um sump convencional, acho que dava menos dor de cabeça, além de ter bastante gente por aqui que utiliza esse sistema.

Abçs

Convidado

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Ter Jan 12, 2010 11:37 am

Isso, sapata = bota

Me confundi, hehehe.

Realmente, o que mais se vê por aqui são os furos com os canos. É um bom sistema, pode ser tbm bem disfarçado e pouco vai influenciar na estética.

Abçs
Dusoarez
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Ter Jan 12, 2010 2:55 pm

Exatamente, isso é o que mais se vê por aqui...

A distância entre os vidros é de 3mm, o suficiente para que nenhum animal seja drenado para o sump, nem mesmo os menores e mais finos, ofiurus, por exemplo. Mas o Lucas tocou em um ponto interessante, a limpeza de alguma sujeira que se acumule por lá, vou ver isso.

Uma outra vantagem é que não há barulho como nos sistemas antigos de descida da água (os que tem o tubão aparecendo).
Como o sexto vidro acompanha toda a extensão do aquário, temos um bom nível de água descendo para o sump.
Realmente, o sistema de bota deixa à desejar por conta da difícil manutenção, ainda mais quando cai algum animal por lá, complicado.

Esse aqua da foto foi construido por um aquarista que tem mais de 40 anos no hobby, João Basso, que inclusive mantem nos seus aquas vários SPS com sucesso, utilizando skimmers, reatores de cálcio e outros equipos que ele mesmo constroi. Não quero dizer com isso que ele "é o cara", mas merece ter atenção nas coisas que ele faz e que fala por conta de sua larga experiência.

Por isso, estou esperando que seja disponibilizado todo o projeto em detalhes, para que possamos aqui, discutir e conhecer mais uma forma de se montar um aqua marinho, sem que com isso se comprometa a estrutura ou corra riscos de vazamentos. Outro detalhe é que, com essa montagem com 6º e 7º vidro, fica muito mais fácil e seguro ser resolvido um "sinistro" do que com um flange embaixo ou atrás do aqua (na minha opinião).

Abs
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Ter Jan 12, 2010 3:05 pm

Tens mais algumas fotos detalhadas desse sistema? Ou algum projeto? Eu ainda não entendi como a água é transportada do aquário pro sump sem uso de flange (seja bota ou pelo vidro traseiro).

Mas com certeza a filtragem é muito melhor com a maior área de captação de água na superfície do que apenas por um furo com uma flange.

Convidado

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Ter Jan 12, 2010 3:24 pm

O projeto parece ser bem interessante, o que me preocupa é apenas a manutenção desse sistema, como sou um ignorante em se tratando de marinhos, não sei de que tamanho são os filhotes dos crustáceos que geralmente vão nessas montagens, como os mini-paguros, tão pouco sei se eles são carregados pela correnteza, mas se tiverem menos de 3mm e forem levados pela água, podem entrar na "tubulação". Mas seria bacana mesmo se tivessemos como ver o projeto em detalhes.

Bom, não vou criticar o sistema de um veterano no aquarismo antes de conhecer bem o projeto, minha opinião foi apenas sobre àquela imagem. Ia ser interessante ver como a água entra no sump e como é feito o retorno.

Ah, sobre o barulho de ar nos canos, no link que mandei acima sobre o overflow, o cara fez um sistema anti-bolhas para não ficar fazendo barulho nos canos, eh tipo um T com um cap furado em cima com uma mangueira e uma valvula anti retorno. Evita que o ar entre no cano da descida.

Abçs
Dusoarez
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Ter Jan 12, 2010 3:57 pm

Lucas B Minotto escreveu:

Bom, não vou criticar o sistema de um veterano no aquarismo antes de conhecer bem o projeto, minha opinião foi apenas sobre àquela imagem. Ia ser interessante ver como a água entra no sump e como é feito o retorno.
Abçs

Claro Lucas, aqui a ideia é discutir e conhecer para podermos aprender e crecermos juntos no hobby, sua opinião e comentários foram ótimos.

Então, como falei, estou esperando esse projeto ser passado em detalhes para postar aqui e continuarmos a nossa conversa.
Tenho um amigo em Santos, também aquarista, que está buscando projetos e montagens de aquários para nos mandar.

Abs
Ver perfil do usuário
Dusoarez
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Ter Jan 12, 2010 4:00 pm

Míglio, há sim um flange, mas não é em nenhum vidro do aqua, é isso que só veremos melhor quando recebermos o projeto. Ficará mais fácil entendermos.
Ver perfil do usuário
Dusoarez
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Qua Jan 13, 2010 9:19 am

Amigos,
uma resposta sobre a questão levantada pelo nosso amigo Lucas, relativa a entupimentos no 6º vidro:

Citação :
Claro que quem não conhece o sistema fica com receio,mas imagine uma regua de plastico fina,vc passa no vão e pronto,mas para não criar algas no vão,pintamos com silicone preto tanto na frente como no fundo,assim ficando escuro,lá só vai passar água,passe silicone no vidro interno,e depois silicone no vidro externo.Obrigatório para não penetrar luz ali,ficara sempre limpo.A mais de dez anos uso assim e nunca entupiu,os 3 mm de vão tambem acho importante ,para não cair nada lá.nem paguros nada,já que não tenho pente nem grade ali,e a água virando em toda a extenção vc tera uma superficie sempre cristalina,e muita troca de gases,o que faz do sistema ficar perfeito.Botas internas é necessario furar o vidro e assim o risco de quebrar um dia(já vi muitos casos)é grande e vc tem que desmontar o aquário. .No meu sistema,se algo vier a acontecer,o que é muito dificil,ja que não sofre nenhuma pressão,vc baixa um pouco o nivel de água do aquário,e conserta,sem ter que desmontar nada,e 4 hóras depois já estara tudo funcionando.

Abraço

Basso
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Qua Jan 13, 2010 3:35 pm

Boas explicações, mas ele ainda não explica como se dá a transferência da água pro sump, e o retorno como fica?

Gostaria de ver fotos melhores desse esquema.

Abçs

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Qua Jan 13, 2010 6:50 pm

Não, aí ele respondeu o que perguntei sobre a questão da limpeza do 6º vidro.

Os detalhes sobre a descida da água pro sump e retorno verems no desenho que está sendo feito.

Abs
Ver perfil do usuário
Douglas Bastos
Peixinho
Peixinho

Número de Mensagens : 26

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Qua Jan 13, 2010 10:07 pm

Olá, povo!

É muito interessante esse sistema!
Ja vi pessoalmente e achei muito legal.
Lembro também de um nano-marinho que o Marcos Bizeto postou na Era de Aquários há muito tempo atrás, em meados de 2003, faz tempo! hehe.. Mas é muito legal e o aquário é super estável e muito bonito. Na época ele fez várias fotos e esquemas do aquário. Ele usava um sump traseiro e a água entrava nele por um furo bem próximo ao fundo do aquário no sétimo vidro. O tamanho desse furo varia com fluxo de água e o skimer que vai ter.
Achei o link pra quem quiser ler. Pena que as fotos não estão funcionando.
http://www.aquahobby.com/b2004/viewtopic.php?t=11091&postdays=0&postorder=asc&highlight=marinho&start=0

Achei muito prático e eficiente.
Boa sorte, Dusoarez.
Abs,

Douglas
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Qui Jan 14, 2010 8:32 am

Começou a esclarecer as dúvidas. Realmente, parece ser um captador muito bom, e sem dúvida, deve oxigenar bastante a água. Só gostaria de saber como é feita a tubulação pro sump e o retorno. Aguardo novas fotos e explicações. Ah, e acredito que tenha tudo para dar certo.

Abçs!
Leonardo Alcantara
Regular
Regular

Número de Mensagens : 240

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Qui Jan 14, 2010 4:57 pm

eu acredito que o setimo vidro para ser o ladrão dê uma olhada no sexto vidro logo na outra esquina o sexto não é colado com as laterais e sim com um vidro mais baixo que cola ambos entre as laterais fazendo com q a água caia para a parte onde levará a água ao sump e veja na terceira foto deste site www.reefcorner.org/forum/link.asp?topic_id=82461
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Qui Jan 14, 2010 6:32 pm

Leonardo, esse seu link nada mais é do que um sistema overflow.

Abçs

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Seg Jan 18, 2010 10:46 am

Olá amigos,
seguem as imagens dessa nova montagem de display, mas uma opção.
O crédito das imagens e textos vai no final.

Iniciamos com uma vista explodida de todas as peças; o vidro frontal chamei de nº 1, lateral direita é nº 2, esquerda é 3, piso é 4, e o fechamento do fundo é onde começa a nossa montagem, o 5º vidro. Depois dele tem o 6º e o 7º.

Construí este modelo a partir de um aquário de 75x50x50, que já tinha pronto, pois estas são basicamente as medidas do meu sump. Notem que a altura do 5 vidro é de apenas 45cm, e isto determina o nível da água dentro do display (serve para quem for usar Vorterch, por exemplo; se quiser um nível mais alto, é esta medida que tem que ser ajustada).

Sobre o 5º vidro colamos as tirinhas de 3mm que definem o espaço do overflow. São usadas uma para cada lado, além de uma no fundo. Esta última é mais curta que a largura do aquário, e é ela que determina a fenda por onde a água desce para a caixinha de coleta.

Sobre esta moldura é então colado o 6º vidro:

Novamente uma moldura com tirinhas de 3mm, em comprimento equivalente às medidas do 6º vidro. Também aqui se deixa embaixo a fenda para a saída do ladrão, só que desta vez na outra extremidade, para se poder montar a caixinha dele.

Sobre esta última moldura é colado o 7º vidro:

O texto ficou muito pequeno, assim repito aqui a sequência: piso do aquário, 5º vidro, tirinhas, 6º vidro, tirinhas, 7º vidro.

Em cima fica assim:

Notem que as diferentes alturas do 5º, 6º e 7º vidros deixaram um espaço que tem que ser fechado com dois toquinhos cortados na medida:

A esta altura temos o display já montado, faltando apenas acoplar as caixinhas:

É conveniente, nesta fase, virar o display de cabeça pra baixo, para trabalhar no fundo dele; olhando o detalhe da fenda, fica assim:

.. e as peças prontas a serem acopladas:

Caixinhas primeiro; notem que foi deixada de fora a tampa traseira das caixinhas, que tem altura maior que o resto.

Detalhe do posicionamento da caixinha sobre a fenda:

Agora as tampas traseiras servem para fixar bem as caixinhas no display, e também evitar que a cola escorra para a fenda: elas concentram a superfície a colar no 7º vidro, e não no fundo do display (piso),como o resto da caixinha.

Retornando o display para a posição correta (bem, agora é necessário usar alguns caibros para calçar, evitando apoiar nas caixinhas), esta é a parte que nos interessa mais nesse projeto: o overflow de 3mm e o ladrão idem, ambos ao longo de toda a parede traseira do display e formando uma lâmina bem fina, por onde não dá para passar nenhum animal do aquário.

E agora o resultado final:

Só vai ficar faltando o desenho da colocação do flange. Logo mais postarei aqui, tão logo ele esteja pronto.

CRÉDITOS:
Projeto: João Basso
Desenhos e texto: Walmyr Buzatto
Ver perfil do usuário
Dusoarez
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Seg Jan 18, 2010 11:45 am

Ver perfil do usuário
pablo_remista
Regular
Regular

Número de Mensagens : 295

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Seg Jan 18, 2010 12:50 pm

Muito bom o tutorial, agora que vai dar um trabalhão vai em Smile
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   Dom Jan 24, 2010 12:30 pm

Interessante... se alguem aqui fizer, quero ver ao vivo pra entender melhor...
Razz
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: qua marinho. 6º e 7º vidro   

qua marinho. 6º e 7º vidro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Planarias ou popular verme de vidro
» Dica para deixar o lado externo do vidro do aquário cristalino
» Montagem de Aquário Marinho - SUMP