InícioInício  Portal GPAPortal GPA  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Apaiari "mufino"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
victor_rodrygues
Regular
Regular

Número de Mensagens : 185

MensagemAssunto: Apaiari "mufino"   Dom Fev 28, 2010 11:35 pm

pow galera... há mais ou menos uns 5 dias meu oscar tah meio "mufino"... soh fika no canto do aqua ou no fundo... soh se desespera p comer, mas tah comendo pouquinho... ele tah com a respiração meio ofegante, mas segue minhas análises:

1- Ele tah num aqua de 200 lts (ele tem uns 10cm);
2- pH de 6,7; temp. 28ºC;
3- Não tem nada de anormal no seu corpo;
4- Fiz 2 trocas parciais de 30% necs 5 dias...
5- Nao sei qto q tah a amônia (pq nao tenho teste), mas acho dificil ser ec o problema...

que será que ele tem??? será que ele tah mto solitário??? tbm parece que tah assustado sei lah....

alguem sugere alguma coisa????

0/
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2505

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Seg Mar 01, 2010 12:15 am

Seus filtros movimentam bem a superfície da água? Água pra apaiaris e ciclídeos em geral tem que ser bastante oxigenada.

Abçs

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Seg Mar 01, 2010 12:54 am

no aqua dele eu uso 2 Hf600 da atman.... será que tah pouco???
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Seg Mar 01, 2010 10:59 am

Victor, não foi isso que perguntei, eu perguntei se os filtros estão movimentando bem a superfície da água, ou se eles não movimentam muito, tipo quando o aquário tá muito cheio. A água só vai oxigenar se a superfície dela estiver sendo bem agitada.

Abçs

Regular
Regular

Número de Mensagens : 445

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Seg Mar 01, 2010 12:48 pm

e Miglio essa eu não sabia, quer dizer que para uma boa oxigenação existe essa necessidade ai de uma boa movimentação da superfície do aqua é ?

victor, já experimentou dar algum alimento diferente pra ele mano ? tipo fie de peixe ou camarão ? do que ele tá se alimentando ??

será que ele não tá se assustando com alguma coisa ?
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Seg Mar 01, 2010 4:42 pm

Isso mesmo Rodrigo, a água só oxigena se a superfície estiver sendo agitada.

Victor, se ele não estiver ofegante (abrindo e fechando a boca e o opérculo com rapidez), acredito que não seja por falta de oxigênio na água.

O aqua fica em um lugar onde passa muita gente? Você costuma alimentar ele ou usa alimentador automático? Oscars são peixes muito desconfiados e inteligentes, você tem que conquistar a confiança deles, e o melhor jeito é fazer ele associar a sua presença à alimentação.

Um cardápio variado é sempre bem aceito Very Happy

A propósito, a quantos tempo ele está com você?

Abçs

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Seg Mar 01, 2010 6:50 pm

eras pods crer... o aqua tah cheio ateh o talo, com a agua encostando na saida dos filtros....

eu to alimentando ele com uma ração da JBL p ciclideos... antes ele comia e fikava com um buchão no fundo do aqua... agora ele come soh um pouquinho.... eu costumo dar camarão fresco tbm, e alguns gups tbm....

e ele tah comigo há um tempo jah (uns 6meses)... eu tinha ateh posto ele a venda aki no fórum, mas resolvi fikar.... e ele nuka foi de fkar assustado, sempre foi bem exibido por sinal... será que tem alguem batendo no vidro enqto estou fora???? Evil or Very Mad

e hoje ele continua lah no fundo... Crying or Very sad
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Dom Mar 07, 2010 11:04 am

Se você tiver um compressor de ar ponha para fazer um teste... mas pelo tamanho do animal dificilmente deve ser oxigenação... ele se alimenta bem com alimentos vivos? Se não, pode estar doente...

Abraço!!!
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Dom Mar 07, 2010 10:53 pm

fala rubem...

pow cara eu jah tinha ateh botado o compressor, pq achei que o q o miglio tinha falado (de pouca movimentação na superficie d'água) fosse uma possibilidade, mas nao adiantou nada....

e ele nao tah comendo nada mesmo..... quinta coloquei duas fêmeas de gupps bem cheionas p desovarem no aquario dele, p ele saborear um "novilhos"... mas sexta elas desovaram, e ateh hoje os filhotes estão lah, os 32 (que eu consegui contar).... Crying or Very sad

cara acho que ele tem alguma bronca mesmo... mas to relutando p nao tirar ele do aqua, nunka tive sucesso com tto de nenhum peixe... Neutral

o que será que pode ser?????

qqqq eeuuu faaçççoooo?????? confused
Ver perfil do usuário
Mauro
Regular
Regular

Número de Mensagens : 420

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Dom Mar 07, 2010 11:54 pm

Bicho, por um acaso não ha um excesso de comida??
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Seg Mar 08, 2010 12:01 am

HAUHauhauhUAhAHUA....

pow Mauro soh se for excesso de gupp no aqua....

eu acho que nao eh nao, pq eu sempre jogo um stick de cada vez, e como ele nao come nem jogo mais... e to fazendo as tpa's... sei lah cara... Neutral valew...
Ver perfil do usuário
Rubem Dias
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2112

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Sab Mar 13, 2010 6:28 am

E o peixe Victor??? Melhorou?
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Sab Mar 13, 2010 11:56 pm

pow cara infelizmente o peixe morreu quinta, sabe-se lá por que...

eu ainda cheguei a por uma folhas de castanhola no aqua, mas nao deu jeito.... e na quinta qdo sai p universidade o bicho ainda tava vivo pela manhã, e qdo sai na hora do almoço (nem almoçei) dei um pulo na aquanorte p comprar o melafix, haja visto que vi que ele tinha dado um jeito na pirambóia do rodrigo, mas qdo chequei a noite soh recebi a noticia... Evil or Very Mad

o "uchoa" (n sei se eh assim q se escreve) da vitória régia ainda chegou a cogitar a idéia de que poderia ser excesso d nitrato (ou nitrito nao lembro) na agua e que este estaria intoxicando o peixe, fizemos o teste e nada....

bom foi isso... uma pena... mas qdo fui a aquanorte tinha visto um red tiger "gitito", e hoje ele jah está habitando seu novo lar, jah tah detonando os gupps... espero que o fato nao se repita.....

valew....
Ver perfil do usuário
Rodrigo Menezes
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Qui Mar 18, 2010 11:58 am

Fala victor, poxa mano uma pena mesmo o falecimento do seu peixe,....mas que bom que você já tem outro !

posta fotos dele aí pra gente.....

daqui h umas semanas eu vo comprar um apaiari tbm, você sabe dessas lojas aqui em belém, quais as que estão vendendo, e quanto tá a média de preço ????

abraços ! e não esqueça das fotos no novo habitante, já foi batizado ?
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Sex Mar 19, 2010 2:46 pm

Faala Rodrigo... pow cara eh uma pena mesmo ele ter morrido... toda galera daki de casa sentiu, principalmente a mamãe que adora dar comida p ele (q era bom de boka e não tinha frescura)....

cara tinha mtos na aquanorte.. mas qdo fui lah sabado comprar o meu, soh fikaram uns red tiger albinos, os mesmos que tem na vitória régia. Na star pet nao tem nenhum, nem na shopping fish (essas sao as lojas que sempre vou)...

e sobre o preço... na vitória régia tah mais barato, o Thiago me falow que tava uns 20 e pouco, ele nao sabia o preço certo e o Marcelo tava no tel e eu nem esperei p saber. Na aquanorte tah 42. Shocked ... O meu na primeira vez que fui ver o preço o Narita me falow que tava 35, mas qdo fui comprar o André me falow que tava 11 Very Happy ....

e pow cara eu nao tenho máquina p tirar foto... vou tentar arranjar uma...

falow... abrçs...
Ver perfil do usuário
Ras Miglio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Sex Mar 19, 2010 2:52 pm

11???? Red tiger??? Acho q vou la comprar um Very Happy

Tá dado!!!

Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Sex Mar 19, 2010 3:24 pm

HUAhuAhuAHuahuahUAhahau...

pois entaum cara... eu ainda perguntei duas vezes p André: "Tens certeza.. é aquele pequenino lah da frente..." e ele respondeu: "É ec mesmo Victor, o que está ao lado dos albinos né?".. e eu todo feliz: "é ec mesmo... então eu vou levar!!!"

HAUhauhUAhUAhuAHuAHhAUA.... fiquei até surpreso, jah tinha ateh tirado os 35 do bolso, mas.....

e pequena que soh tinha um, senão tinha trazido mais 2 com ec preço....

falow...
Ver perfil do usuário
Leonardo André
Regular
Regular

Número de Mensagens : 353

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Sab Mar 20, 2010 12:07 pm

11 conto!!!! foi presente.
Ver perfil do usuário
Rodrigo Menezes
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Sab Mar 20, 2010 1:40 pm

pow..presentão mesmo !!!

fui ontem lá e não tinha mais apaiari...

somente os que eu falei lá no tópico novidades...na seção de bate-papo, e mais uns outros.
Ver perfil do usuário
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Qui Mar 25, 2010 11:29 am

égua galera..... morreu... isso mesmo... o dito apaiari morreu tbm... Sad

ontem cheguei de noite dei comida p ele (ateh pulou p pegar) e hoje de manhã tava lah o bicho no fundo.... Mad

Pqp... acho que esse aqua tah amaldiçoado ou eh essa merda da ração JBL que nao presta, dsd terça comecei a dar p ele, quebrando os sticks em pedaços menores... medi o pH hoje tah em 7, domingo eu tinha feito uma TPA, limpado os filtros, trocado o material.... será que tem alguma coisa nessa droga de água entao, ou alguma coisa tah contaminando o aqua??? sei lah.... onde posso levar ele p fazer uma necrópsia???

vou desmontar tudo e montar de novo.. to até com medo de fazer TPA no meu aqua de discos e eles morrerem tudo de uma vez logo.... pale

q eu faço???
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Qui Mar 25, 2010 11:45 am

Victor,

é bom não generalizar, as rações JBL são excelentes.

Vc chegou a medir a qualidade da água do aquário, como os niveis de amônia?

Você trata a água da torneira com qual condicionador?

Qual a litragem do aquário e qual o sistema de filtros usado? O filtro movimenta bem a superficie da água pra prover um bom nivel de oxigenação?

Vamos manter a calma e descobrir a causa do problema; é bom não desmontar o aquário porque senão vc vai perder toda micro biologia que já se desenvolveu nele e terá mais dores de cabeça.

Abçs!
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Qui Mar 25, 2010 12:08 pm

fala Lucas...

cara o aqua tem 200lts (1mx0,5mx0,4m).... eu uso dois filtros Hf600 da atman, um em cada lado do aqua, e balançam mto bem a superficie da água, dentro deles eu uso: em um carvão ativado e lã, e no outro lã e cerâmica... de condicionador eu uso o aquaSafe da tetra (2gtas p 1lt de água.. isso me custa o olho da cara mas acho bom)....

e eu fiz o teste de amônia (eu uso o da Alcon) domingo e hoje tbm, e ambos deram zeeeeerados...... o teste de pH eu uso da Alcon tbm...

cara... verdade eu posso falar da ração pq eh a primeira vez que eu to usando, maaaaaass são soh hipóteses... scratch

melhor eu nem por nada nesse aqua por enqto neh???...
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Qui Mar 25, 2010 6:36 pm

Bom,

pelos menos podemos descartar, por hora:

- pH incorreto (ou alteração brusca do mesmo);
- pico de amonia;
- alimentação de má qualidade;
- filtragem de má qualidade;

Uma coisa, quando vc disse "domingo eu tinha feito uma TPA, limpado os filtros, trocado o material", que material seria esse? vc, por um acaso, não trocou a ceramica ou qualquer outro material usado pra parte biológica, certo?

Outra pergunta, a água do seu aquário é cristalina, certo? (só para eliminar outras variaveis do problema).

Vc tem monitorado a diferença de temperatura entre o dia e a noite? Se sim, qual seria essa variação?

Qual a composição do substrato? quanto tempo ele tem?

Vamos ver se conseguimos lhe ajudar.

Abçs!
victor_rodrygues
Regular
Regular

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Qui Mar 25, 2010 7:22 pm

pois entaum... eu troquei soh a lã e o carvão ativado... jogar cerâmica fora eh ateh pecado Very Happy

a água eh cristalina sim, mas a cerca de um mes atrás começou a aparecer (olhando de baixo para cima) tipo uma pelicula esbranquiçada na superficie da agua, mas qdo eu botei aqueles extratores de superficie que vem nos filtros da atman isso sumiu...

a temp nao chega a variar nem 2ºC, isso raramente que ela se altera.. eu uso aqueles termometros de vidro da vigo ar, que indicam a mesma temp que os digitais da boyu, soh nao as fraçoes....

o substrato eh composto de uns 15kg de aquasolo e mais uns 6kg de areia de filtro de piscinas, ambos com a msma idade do aquario, qase um ano....

no mais eh isso.... engraçado que soh os oscars tao sofrendo isso... os gupps soh morreram pq foram devorados, e ainda tem mais 2 barbos odessa que tbm botei p virarem comida (sao mto brigões, se alguem tiver afim...) ainda tao lah....

será que tem alguma super bactéria no meu aqua que tah atacando os oscars??? scratch

valew Lucas....
Ver perfil do usuário
Mauro
Regular
Regular

Número de Mensagens : 420

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   Sex Mar 26, 2010 12:43 am

QUAL O TEMPO DE MATURAÇÃO DO AQUÁRIO??
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Apaiari "mufino"   

Apaiari "mufino"